Unila e Unilab: uma abordagem sobre o processo de integração internacional do ensino superior a partir das universidades federais no Brasil

  • Fabrício Américo RIBEIRO Universidade Federal do Ceará

Abstract

Esse trabalho retrata o processo de integração do ensino superior no Brasil, a partir, principalmente, do ano de 2010, pois é nessa data que é inaugurada a Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA), na cidade de Foz do Iguaçu-PR, com a proposta de integração regional, através do ensino dos países da América Latina e Caribe e também nesse ano foi inaugurada a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), possuindo como proposta a integração entre as nações que compõem os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) na cidade de Redenção-CE. Com essas universidades o Brasil, apresenta ao mundo, um projeto de internacionalização, por meio do ensino superior, através da cooperação Sul-Sul, com a promessa de garantir o conhecimento humanístico, científico e tecnológico na zona do Atlântico Sul, que se apresenta como área de interesse para o Brasil já algum tempo.

Palavras Chaves: Universidade, Internacionalização. Educação. Símbolos.

How to Cite
RIBEIRO, Fabrício Américo. Unila e Unilab: uma abordagem sobre o processo de integração internacional do ensino superior a partir das universidades federais no Brasil. Geosaberes, Fortaleza, v. 6, n. 1, p. 63 - 71, july 2015. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/365>. Date accessed: 28 mar. 2024.

Keywords

Universidade, Internacionalização. Educação. Símbolos.