As práticas pedagógicas do projeto “geografia vai a feira” realizado pelo Pibid, Cap, Uerj
Abstract
Envolveu-se a comunidade escolar da Escola Municipal Francisco Campos no Rio de Janeiro (RJ) e estagiários do PIBID/UERJ, na investigação das redes geográficas que ocorrem em uma feira varejista e em um estabelecimento hortifrutigranjeiro próximos ao espaço vivido dos educandos do Ensino Fundamental II. Estudando pedagogicamente a organização da cadeia produtiva, as diferentes formas de produção e relações da atividade e o processo de distribuição, circulação e consumo de hortaliças nas grandes cidades, constataram-se as diferenças nas relações sociais e econômicas entre os produtores dos hortifrutigranjeiros, os varejistas e os consumidores finais, influindo diretamente na percepção topofílica geográfica dos alunos, conformando suas territorialidades Os resultados foram demonstrados na Feira de Geociências da escola, em painéis gráficos com orientações sobre os vários aspectos que influem na formação dos preços dos alimentos estudados. O produto final foram saladas de frutas e legumes para demonstrar diferenças de sabores, qualidade e custo dos alimentos.
Palavras Chaves: Territorialidade, Hortifrutigranjeiros, Redes, Ensino de Geografia.
Keywords
Policy Proposal for Free Access Journals
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and The citation of published work (See The Effect of Free Access).