As práticas pedagógicas do projeto “geografia vai a feira” realizado pelo Pibid, Cap, Uerj

  • Bruno Milan Carneiro de ALBUQUERQUE UFF
  • Fabio Tadeu de Macedo SANTANA UFF

Abstract

Envolveu-se a comunidade escolar da Escola Municipal Francisco Campos no Rio de Janeiro (RJ) e estagiários do PIBID/UERJ, na investigação das redes geográficas que ocorrem em uma feira varejista e em um estabelecimento hortifrutigranjeiro próximos ao espaço vivido dos educandos do Ensino Fundamental II. Estudando pedagogicamente a organização da cadeia produtiva, as diferentes formas de produção e relações da atividade e o processo de distribuição, circulação e consumo de hortaliças nas grandes cidades, constataram-se as diferenças nas relações sociais e econômicas entre os produtores dos hortifrutigranjeiros, os varejistas e os consumidores finais, influindo diretamente na percepção topofílica geográfica dos alunos, conformando suas territorialidades Os resultados foram demonstrados na Feira de Geociências da escola, em painéis gráficos com orientações sobre os vários aspectos que influem na formação dos preços dos alimentos estudados. O produto final foram saladas de frutas e legumes para demonstrar diferenças de sabores, qualidade e custo dos alimentos.

 Palavras Chaves: Territorialidade, Hortifrutigranjeiros, Redes, Ensino de Geografia.

How to Cite
ALBUQUERQUE, Bruno Milan Carneiro de; SANTANA, Fabio Tadeu de Macedo. As práticas pedagógicas do projeto “geografia vai a feira” realizado pelo Pibid, Cap, Uerj. Geosaberes, Fortaleza, v. 6, n. 1, p. 84 - 97, july 2015. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/367>. Date accessed: 06 aug. 2020.

Keywords

Territorialidade, Hortifrutigranjeiros, Redes, Ensino de Geografia.