Geografia e educação ambiental: o desafio da práxis no subespaço escolar

  • Rodrigo de Oliveira FÉLIX UFAM
  • Adorea Rebelo da CUNHA UFRJ
  • Daiane Cardoso Lopes BATISTA UFAM

Abstract

Este trabalho consiste em entender como está inserida a educação ambiental, a prática da mesma dentro do (sub) espaço (geográfico) escolar e a sua relação com o ensino de geografia. Os procedimentos metodológicos adotados foram baseados em pesquisas: bibliográfica e de campo com entrevistas semiestruturadas (perguntas diretas e indiretas). A pesquisa representa um estudo de caso realizado em uma escola estadual da rede pública de ensino da cidade de Manaus (AM). Sendo, os estudantes do EJA (Educação de Jovens e adultos) do turno noturno, os sujeitos sociais desta pesquisa, totalizando um total de 20 discentes participantes. Conforme pesquisa, a educação ambiental se torna uma ferramenta essencial para a compreensão das atuais questões ambientais. Essa perspectiva demonstra a visão dos estudantes quanto à importância desses estudos no contexto escolar atual. Sendo assim, o ensino de geografia contribui efetivamente para desenvolvimento dessas propostas e a construção da práxis ambiental no subespaço escolar.

 Palavras- chave: ensino de geografia; educação ambiental; práxis
How to Cite
FÉLIX, Rodrigo de Oliveira; CUNHA, Adorea Rebelo da; BATISTA, Daiane Cardoso Lopes. Geografia e educação ambiental: o desafio da práxis no subespaço escolar. Geosaberes, Fortaleza, v. 6, n. 1, p. 112 - 122, july 2015. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/369>. Date accessed: 06 aug. 2020.

Keywords

ensino de geografia; educação ambiental; práxis