A caminho da construção do diálogo através da etnopedologia: uma experiência no entorno do Parque Nacional do Caparaó, Minas Gerais
Abstract
Este texto pretende mostrar a existência de uma área de interseção entre o conhecimento gerado a partir da experiência do homem do campo e o conhecimento técnico. Para se construir a busca desse diálogo seguiu-se o seguinte caminho. Do lado técnico foi realizada a identificação dos solos e suas potencialidades de aproveitamento agrícola. O estudo com os agricultores foi realizado tendo o método de pesquisa qualitativo como orientador do caminho metodológico. Este constituiu da utilização de diversas técnicas participativas cujos resultados culminaram na identificação dos ambientes da comunidade, suas terras e possibilidades de uso através da Estratificação de Ambientes. Com o objetivo final de verificar as semelhanças e diferenças entre os resultados referentes ao levantamento técnico e o dos agricultores, foi feito a comparação da Aptidão Agrícola com a identificação dos ambientes e seus respectivos solos. A pesquisa mostrou que os dois sistemas de classificação utilizados se complementam e que por isso, o diálogo complementar entre os dois saberes é perfeitamente possível desde o início dos levantamentos até a etapa de definição dos usos mais adequados. É a oportunidade de diálogo entre diferentes "saberes" em prol de um objetivo comum.
Palavras-chave: Etnopedologia, uso da terra, geograficidade, saber local
Keywords
Policy Proposal for Free Access Journals
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and The citation of published work (See The Effect of Free Access).