O professor de geografia e sua prática profissional: qual seu papel na sociedade atual?
Abstract
No mundo hoje existe uma grande problemática em relação ao ensino em todos os níveis, fundamental, médio e superior. Na teoria, existe em todo o Brasil, uma grande quantidade de professores capazes de ensinar de forma satisfatória as crianças e os jovens da sociedade, no entanto, na prática, muito menos que a metade de nossos jovens não conseguem chegar a fazer um curso universitário. Será deficiência do sistema educacional do país? Desqualificação dos nossos professores? Ou a falta de interesse dos nossos jovens em estudar? O objetivo deste artigo é investigar a profissão do professor de geografia de um curso universitário, partindo da seguinte questão: como o professor de geografia desenvolve suas práticas e qual o seu papel na sociedade atual. Observamos os problemas e as possibilidades do professor desenvolver suas ações docentes na universidade, analisamos a prática do professor no contexto ensino-aprendizagem e como este se comunica e estimula seus alunos a pensar e tentamos identificar o motivo que leva o indivíduo a ingressar e permanecer na carreira do magistério. Foram realizadas entrevistas com professores, feito questionários com alunos e observações a respeito da universidade, com base no referencial teórico estudado. Nos resultados obtidos constatamos que ensinar é muito mais que apenas transmitir informação, assim como aprender é mais do que apenas absorver o que foi ensinado. Um professor completo é aquele que é especialista, educador e que acima de tudo, sente prazer em provocar aprendizagem.
Keywords
Policy Proposal for Free Access Journals
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and The citation of published work (See The Effect of Free Access).