Descobrindo o entorno escolar: estudo do meio aplicado na análise da paisagem

  • Rebeka Carvalho MACEDO Universidade Federal do Ceará
  • Francisco Otávio LANDIM NETO Universidade Federal do Ceará
  • Edson Vicente da SILVA Universidade Federal do Ceará

Abstract

Este trabalho tem como finalidade demonstrar as possibilidades de trabalhar o entorno escolar, compreendido como a paisagem inserida no entorno da escola EIEF Tecla Gonzaga Sales no município de Caucaia-CE, contextualizando com o ensino de Geografia para alunos no 8º ano do ensino fundamental. Efetivou-se a análise da paisagem através do estudo do meio, apontando suas contribuições para a ciência geográfica e formação docente, associando técnicas e metodologias que auxiliaram no desenvolvimento desse estudo, de forma a contribuir na formação discente e fomentando a construção de uma aprendizagem geográfica significativa. Buscou-se compreender como a análise da paisagem associada ao meio ambiente pode contribuir para a realização do estudo do meio e ao aprimoramento dos conhecimentos geográficos dentro e fora da sala de aula. Como resultado deste trabalho apresenta-se a i) a desmitificação do conceito de paisagem, belas e distantes da realidade local, trazendo também os elementos culturais e valorização do potencial paisagístico da própria localidade, ii) elaboração de cartilha educativa, contendo um levantamento de informações das pesquisas e atividades desenvolvidas disponíveis para a escola e comunidade, e iii) contribuição na prática diferenciada docente, ressaltando a importância da pesquisa na sala de aula. 

How to Cite
MACEDO, Rebeka Carvalho; LANDIM NETO, Francisco Otávio; SILVA, Edson Vicente da. Descobrindo o entorno escolar: estudo do meio aplicado na análise da paisagem. Geosaberes, Fortaleza, v. 6, n. 2, p. 33 - 45, july 2015. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/409>. Date accessed: 23 nov. 2024.

Keywords

Estudo do meio; Paisagem; Meio ambiente; Ensino de Geografia.