Descobrindo o entorno escolar: estudo do meio aplicado na análise da paisagem
Abstract
Este trabalho tem como finalidade demonstrar as possibilidades de trabalhar o entorno escolar, compreendido como a paisagem inserida no entorno da escola EIEF Tecla Gonzaga Sales no município de Caucaia-CE, contextualizando com o ensino de Geografia para alunos no 8º ano do ensino fundamental. Efetivou-se a análise da paisagem através do estudo do meio, apontando suas contribuições para a ciência geográfica e formação docente, associando técnicas e metodologias que auxiliaram no desenvolvimento desse estudo, de forma a contribuir na formação discente e fomentando a construção de uma aprendizagem geográfica significativa. Buscou-se compreender como a análise da paisagem associada ao meio ambiente pode contribuir para a realização do estudo do meio e ao aprimoramento dos conhecimentos geográficos dentro e fora da sala de aula. Como resultado deste trabalho apresenta-se a i) a desmitificação do conceito de paisagem, belas e distantes da realidade local, trazendo também os elementos culturais e valorização do potencial paisagístico da própria localidade, ii) elaboração de cartilha educativa, contendo um levantamento de informações das pesquisas e atividades desenvolvidas disponíveis para a escola e comunidade, e iii) contribuição na prática diferenciada docente, ressaltando a importância da pesquisa na sala de aula.
Keywords
Policy Proposal for Free Access Journals
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and The citation of published work (See The Effect of Free Access).