O ensino de geografia na educação básica: uma análise da relação entre a formação do docente e sua atuação na geografia escolar

  • Francisco Otávio LANDIM Universidade Federal do Ceará
  • Maria Edivani Silva BARBOSA Universidade Federal do Ceará

Abstract

 

A Geografia, na Educação Básica, deveria permitir e possibilitar aos educandos uma apreensão crítica da realidade, pois os mesmos devem se colocar de forma propositiva diante dos problemas enfrentados. Neste sentido, o presente estudo visa analisar as condições em que ocorre a formação do professor de Geografia, através das práticas docentes vivenciadas na Educação Básica. E compreender de que forma ela interfere na construção e (re) construção da Geografia escolar, verificando-se a relação entre formação inicial do professor e qualidade do ensino ministrado em duas escolas em que atuamos: Dáulia Bringel e Edite Alcântara Mota. Para tanto, os fundamentos teórico-metodológicos desta pesquisa se apóiam em trabalhos de estudiosos como Cavalcanti, Kaercher, Callai, Pontuschka, Seabra de Lima e Resende. A metodologia operacional utilizada destaca-se na aplicação de questionários, entrevistas. Também na efetivação de observações dos ambientes escolares. Foi realizado o confronto entre o material coletado nos trabalhos de campo e as anotações do trabalho de interpretação do material bibliográfico de apoio que fundamenta o presente estudo. Dessa forma elaboramos um diagnóstico das possíveis causas que justificam a falta de interesse dos alunos pelas aulas de Geografia. Ao final, apresentamos um encaminhamento metodológico, com contribuições a melhoria do processo ensino-aprendizagem desta disciplina.

 

Author Biographies

Francisco Otávio LANDIM, Universidade Federal do Ceará
Graduando em Geografia pela Universidade Federal do Ceará.
Maria Edivani Silva BARBOSA, Universidade Federal do Ceará

Professora do Departamento de Geografia – Universidade Federal do Ceará

Published
26/01/2011
How to Cite
LANDIM, Francisco Otávio; BARBOSA, Maria Edivani Silva. O ensino de geografia na educação básica: uma análise da relação entre a formação do docente e sua atuação na geografia escolar. Geosaberes, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 160-179, jan. 2011. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/44>. Date accessed: 25 apr. 2024.
Section
ESTUDOS EDUCATIVOS

Keywords

Ensino de Geografia; Formação de Professor; Geografia Escolar