Patrimônio geoeducacional na formação simbólica de municípios-santuários na américa do sul
Abstract
A investigação aqui apresentada sistematiza uma etapa preliminar de um projeto em Geografia da Comunicação. Ele estuda questão patrimonial, articulada ao conceito de geoeducação. Utiliza leituras epistemológicas sobre imaginação criadora e dialogismo responsável (com base em Bachelard e Bakhtin), para avaliarnove santuários sul-americanos (três em Brasil, Argentina e Bolívia). Objetivo central é dar relevância ao âmbito municipal das estratégias devocionais, por intermédio da irradiação do vetor midiático. O núcleo teórico-metodológico pretende desenvolver dois conceitos emergentes na educação geográfica: “Matergrafia” e “Teopolifonia”, usados nas tipologias dos municípios-santuários em escalas regionais distintas. A leitura preliminar da difusão midiática desses municípios indicou uma forte restrição comunicacional no patrimônio desses locais; especialmente aqueles comprometidos com a escala nacional da devoção. Há um desperdício geoeducacional da religiosidade mariana, principalmente nos santuários nacionais. O que fortalece a atenção redobrada na formação simbólica na análise desses lugares quando forem incluídos outros vetores e novos municípios latino-americanos.
Keywords
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