A articulação dos saberes acadêmico e popular e as possibilidades de mitigação de erosões antrópicas a partir da técnica de paliçadas, no município de regente feijó, estado de são paulo, brasil

  • Alessandro Donaire de SANTANA UNESP
  • João Osvaldo Rodrigues NUNES UNESP

Abstract

A natureza, apropriada e transformada no decurso da história, traz consigo as marcas das agressões desencadeadas pelas sociedades, com destaque para a erosão dos solos. Por isso, este trabalho tem por objetivo refletir sobre essas questões, e propor a articulação entre os saberes acadêmico e popular como forma de mitigar a degradação provocada pelas erosões antrópicas no espaço rural. Para tanto, foi realizado um trabalho conjunto com um casal de pequenos produtores rurais, visando conhecer o histórico de ocupação de sua propriedade, localizada ao noroeste do município de Regente Feijó, Estado de São Paulo, Brasil, onde as erosões revelam a história de formação daquele espaço geográfico. A partir daí, foi implementada a técnica de paliçadas e sacarias de ráfia preenchidas com solo como forma de controlar o avanço de erosões lineares em sua propriedade. Os resultados são parciais, já que a técnica foi implementada há pouco tempo
How to Cite
SANTANA, Alessandro Donaire de; NUNES, João Osvaldo Rodrigues. A articulação dos saberes acadêmico e popular e as possibilidades de mitigação de erosões antrópicas a partir da técnica de paliçadas, no município de regente feijó, estado de são paulo, brasil. Geosaberes, Fortaleza, v. 6, n. 3, p. 98 - 109, july 2015. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/458>. Date accessed: 27 feb. 2021.

Keywords

Espaço geográfico; erosões antrópicas; articulação de saberes; paliçadas.