Diagnóstico geoambiental como subsídio ao plano de manejo da área de proteção ambiental do sítio olho d’água dos currais, tabuleiro do norte, ceará

  • Raimunda Nádia Rabelo FREIRES UECE
  • Cleuton Almeida da COSTA UECE

Abstract

O presente trabalho tem como objetivo realizar o diagnóstico geoambiental da Área de Proteção Ambiental do Sítio Olho D’água dos Currais, município de Tabuleiro do Norte, Ceará. Adotou-se como aporte teórico-metodológico a análise sistêmica e a ecodinâmica, tomando a paisagem como categoria de análise. Mediante o diagnóstico geoambiental observa-se que a APA tem contribuído com a conservação de parcela da cobertura vegetal na Chapada do Apodi, com o processo de recarga dos aquíferos Açu e Jandaíra, além de promover a integração da comunidade e o resgate do patrimônio histórico-cultural. Por outro lado, as formas de uso e ocupação relacionadas ao extrativismo vegetal, pecuária, agricultura e ecoturismo geram graves impactos ambientais na área. Portanto, a execução das diretrizes de manejo apontadas, poderá contribuir para a resolução de problemas que afetam as ações de conservação ambiental na unidade de conservação em estudo.

How to Cite
FREIRES, Raimunda Nádia Rabelo; COSTA, Cleuton Almeida da. Diagnóstico geoambiental como subsídio ao plano de manejo da área de proteção ambiental do sítio olho d’água dos currais, tabuleiro do norte, ceará. Geosaberes, Fortaleza, v. 6, n. 3, p. 160 - 172, july 2015. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/465>. Date accessed: 28 mar. 2024.