Resíduos sólidos urbanos no município de pirapozinho, são paulo, brasil: impactos socioambientais decorrentes da disposição em local inadequado (lixão) e dificuldades e desafios na organização dos catadores de materiais recicláveis

  • Fernanda Regina FUZZI UNESP
  • Antônio Cezar LEAL UNESP

Abstract

Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de contribuir com a gestão e o gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos no município de Pirapozinho. Como objetivos específicos buscou-se identificar os problemas socioambientais decorrentes da disposição inadequada dos resíduos sólidos no lixão municipal e as dificuldades e desafios presentes na organização dos catadores de materiais recicláveis em cooperativa ou associação. Os procedimentos metodológicos foram: revisão bibliográfica e produção de dados a partir de entrevistas, questionários e trabalhos de campo. Como resultados concluiu-se que a contaminação da água e do solo, a poluição do ar e a vulnerabilidade dos catadores a acidentes de trabalho consistem nos principais impactos socioambientais decorrentes da disposição inadequada dos resíduos. A dificuldade em trabalhar coletivamente, a flexibilidade dos horários de trabalho e o descrédito em propostas apresentadas pela Prefeitura consistem nas principais dificuldades de organização dos catadores. 

How to Cite
FUZZI, Fernanda Regina; LEAL, Antônio Cezar. Resíduos sólidos urbanos no município de pirapozinho, são paulo, brasil: impactos socioambientais decorrentes da disposição em local inadequado (lixão) e dificuldades e desafios na organização dos catadores de materiais recicláveis. Geosaberes, Fortaleza, v. 6, n. 3, p. 217 - 229, july 2015. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/470>. Date accessed: 19 apr. 2024.

Keywords

Resíduos sólidos urbanos. Problemas socioambientais. Catadores de materiais recicláveis. Pirapozinho/São Paulo.