Políticas territoriais de turismo no nordeste: o prodetur como estratégia socioeconômica
Abstract
O trabalho analisa o PRODETUR enquanto política territorial, iniciada na década de 1990, pioneira do planejamento turístico na região Nordeste do Brasil. A relevância do tema está na capacidade de a política produzir territórios associados a atividades econômicas, culturais e sociais, assim como estar vinculado a ações empresarias e populares. Adota-se metodologia dialética com abordagens quanto-qualitativas. As pesquisas institucionais, documentais e online deram acessos a dados primários e secundários. A produção de estradas e equipamentos urbanos ajuda a oferecer serviços turísticos necessários à crescente demanda turística no Nordeste e dinamiza pequenas economias. O PRODETUR marcou os territórios nordestinos e instigou outros a buscá-lo, a ponto de o programa tornar-se nacional, deixando de ser regional. Ações articuladas para promoção do crescimento e ampliação das atividades turísticas nos territórios com financiamentos internacionais e contrapartidas estaduais tem assegurados fluxos nacionais apesar da crise econômica nacional.
Keywords
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