Roteiro geo-turístico na amazônia ribeirinha: uma possibilidade de valorização da memória socioespacial na cidade de cametá, pará

  • José Carlos da Silva CORDOVIL UFPA
  • Valbeci Alves CABRAL UFPA
  • Janilson do Carmo CRUZ UFPA

Abstract

O presente trabalho aborda a necessidade de práticas relacionadas ao turismo alternativo como estratégia de valorização da memória sócioespacial local, que resultem no entendimento das realidades sócioespaciais da Amazônia, destacando-se nesse contexto a cidade de Cametá no Estado do Pará, como exemplo de um espaço ribeirinho. Nestes termos, tendo como foco a implementação das atividades promovidas a partir do projeto “Roteiro Geo-turístico na cidade de Cametá-PA”, o trabalho se remete a uma análise da importância das ações referentes ao projeto, procurando evidenciar as contribuições advindas de sua realização. A partir da utilização do levantamento bibliográfico sobre a temática discutida e de registro fotográfico, destaca-se, que a partir dos roteiros realizados os participantes têm a oportunidade de conhecer e refletir sobre a formação histórica e territorial de Cametá, assim como sobre as transformações mais recentes na organização espacial local, sendo uma possibilidade de valorizar o potencial histórico, cultural e patrimonial.

How to Cite
CORDOVIL, José Carlos da Silva; CABRAL, Valbeci Alves; CRUZ, Janilson do Carmo. Roteiro geo-turístico na amazônia ribeirinha: uma possibilidade de valorização da memória socioespacial na cidade de cametá, pará. Geosaberes, Fortaleza, v. 6, n. 3, p. 309 - 317, july 2015. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/479>. Date accessed: 19 apr. 2024.

Keywords

Amazônia. Patrimônio. Cidade de Cametá.