A geografia humanística como ferramenta de ensino

  • Jecson Girão LOPES

Abstract

O presente artigo trás à tona perspectivas de aplicação da geografia humanista para o ensino da Geografia, bem como faz alusão aos seus mecanismos de relacionamento com outras disciplinas. Nesse sentido, vale mostrar algumas dos novos vieses da concepção humanista da Geografia. Assim, sublinha-se o sentimento e a emoção, lastreando-se no subjetivismo e na relação que os seres humanos têm com espaço vivido/vivenciado e percebido. Estas abordagens recebem tratamento enquanto conhecimento holístico e geográfico. Para tanto tem eminência as categorias que envolvem o cotidiano local, estas como fontes imprescindíveis, tanto para a epistemologia geográfica fenomênica como para o ensino da mesma.

Published
25/01/2011
How to Cite
LOPES, Jecson Girão. A geografia humanística como ferramenta de ensino. Geosaberes, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 26-38, jan. 2011. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/51>. Date accessed: 05 oct. 2022.
Section
ESTUDOS EDUCATIVOS

Keywords

Geografia Humanista, fenomenologia, Subjetivismo, Ensino