A ação dos agentes sociais na produção do espaço urbano: estudo de caso do vetor de expansão da estrada de madureira, nova iguaçu, rio de janeiro

  • Nathan Ferreira da SILVA Universidade Federal do Rio de Janeiro

Abstract

Partindo da hipótese que as diferentes formas de produção da moradia interferem diretamente no processo de formação das cidades, na expansão do tecido urbano, bem como nos processos de segregação socioespacial, a pesquisa aborda questões fundamentais para conhecer a dinâmica espacial da cidade em relação ao fenômeno de expansão urbana através dos vetores que orientam a localização das novas habitações e empreendimentos, com a atuação dos agentes produtores do espaço urbano: Estado, corporações imobiliárias e grupos sociais. O objetivo geral da pesquisa busca compreender as lógicas e impactos gerados na configuração do espaço urbano de Nova Iguaçu a partir da atuação de diferentes agentes de produção da moradia, entendendo de que forma estes processos se materializam no território e no acesso da população às infraestruturas urbanas.

How to Cite
SILVA, Nathan Ferreira da. A ação dos agentes sociais na produção do espaço urbano: estudo de caso do vetor de expansão da estrada de madureira, nova iguaçu, rio de janeiro. Geosaberes, Fortaleza, v. 6, n. 3, p. 643 - 652, july 2015. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/511>. Date accessed: 27 feb. 2021.

Keywords

Espaço Urbano, Moradia, Segregação