Desafios e possibilidades para pensar o planejamento e a gestão urbana em áreas de vulnerabilidade sociambiental: reflexões a partir do contexto da comunidade do mutirão, em campina grande, paraíba

  • Zenyys FREIRE

Abstract

Este estudo tem como objetivo analisar os desafios e as possibilidades de gestão e planejamento urbano para áreas pobres, com foco na comunidade do Mutirão, localizada na cidade de Campina Grande, Estado da Paraíba. Para tanto, ele está construído a partir de reflexões sobre os processos de periferização e segregação urbana e os problemas ambientais enfrentados no espaço da cidade. Nesse contexto, são discutidas as seguintes questões:Como as áreas pobres com grande precarização socioambiental estão constituídas nas cidades? Quais são os elementos e agentes produtores dessa situação? Quais os problemas enfrentados por essas áreas? Como pensar o planejamento urbano dessas áreas? Auxiliam esta pesquisa conceitos teóricos e metodológicos desenvolvidos na busca de uma melhora nas condições de vida dos habitantes de áreas mais precárias da cidade.

Author Biography

Zenyys FREIRE
How to Cite
FREIRE, Zenyys. Desafios e possibilidades para pensar o planejamento e a gestão urbana em áreas de vulnerabilidade sociambiental: reflexões a partir do contexto da comunidade do mutirão, em campina grande, paraíba. Geosaberes, Fortaleza, v. 6, n. 3, p. 678 - 688, july 2015. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/514>. Date accessed: 20 apr. 2024.

Keywords

Socionatureza, Gestão e planejamento, Comunidade do Mutirão.