Territorialidades religiosas em irradiação: um olhar geoturístico sobre a devoção alagoana às representações de Padre Cícero e Juazeiro do Norte, CE

  • Cícera Cecília Esmeraldo ALVES UFCG

Abstract

A pesquisa intitulada: Territorialidades Religiosas em Irradiação: Um olhar geoturístico sobre a devoção alagoana às representações de Padre Cícero e Juazeiro do Norte-Ceará, Brasil, objetiva demonstrar como essa irradiação vem sendo documentada e apoiando a intercomunicação das romarias em seus lugares de origem e destino, bem como, também, analisar as territorialidades religiosas em irradiação, sobre a devoção alagoana às representações de Padre Cícero e Juazeiro do Norte-Ceará, no estado de Alagoas e suas implicações turístico-religiosas e culturais, mapeando uma nova geografia da fé, visando constatar se há um polo de irradiação dessa devoção ou se o mesmo encontra-se em fase de construção. Optamos por uma pesquisa descritivo-exploratória de abordagem qualitativa/interpretativa para melhor demonstrar que os mecanismos da alter-identitáriosda devoção ao Padre Cícero não estão circunscritos à Juazeiro e seu entorno imediato. A busca pelo incremento do turismo religioso, em Alagoas, justifica-se pelo significativo índice de demanda turística não só nos períodos de romarias como no calendário de Mata Grande e na missa anual de Boca da Mata. As cidades desse estado de certa forma se tornam corredor de passagem para outro destino consolidado, o de Juazeiro do Norte-Ceará. Discutir as territorialidades religiosas em irradiação dos novos espaços religiosos, em expansão, no período contemporâneo, apontando uma nova configuração territorial das regiões devocionais e o emaranhado místico, cultural e político que vem sendo traçado com base na religiosidade popular que o devoto está territorializando em nome da fé e da devoção ao Padre Cícero. Os devotos alagoanos de Padre Cícero, para fortalecer a sua fé, constroem, no seu lugar, réplicas do monumento do Padre Cícero do Horto, em pontos estratégicos, realizando cultos litúrgicos como forma de materializar o território simbólico. Dentre todas as questões anunciadas, pergunta-se: Até quando Juazeiro vai continuar ignorando as questões de Alagoas?

Published
03/05/2016
How to Cite
ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo. Territorialidades religiosas em irradiação: um olhar geoturístico sobre a devoção alagoana às representações de Padre Cícero e Juazeiro do Norte, CE. Geosaberes, Fortaleza, v. 7, n. 12, p. 68 - 79, may 2016. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/530>. Date accessed: 25 apr. 2024. doi: https://doi.org/10.26895/geosaberes.v7i12.530.
Section
REFLEXÕES PATRIMONIAIS

Keywords

Devoto; irradiação; território; turismo.