Formação crítico-reflexiva na perspectiva do professor de geografia: um estudo de caso
Abstract
Com o propósito de analisar a formação dos professores de Geografia na perspectiva crítico-reflexiva, a presente pesquisa aborda o conceito de professor reflexivo considerando desde o paradigma defendido por Donald Shön até a implementação desse modelo importado da realidade européia para a brasileira. O texto apresenta as potencialidades e as críticas levantadas pelos pesquisadores diante do conceito que tem sido defendido de forma retórica para culpabilizar os professores pelo fracasso escolar constatado nos últimos anos. Uma breve análise do ensino da Geografia no Brasil é feita especialmente com o objetivo de enfocar a importância da Geografia como ciência e como disciplina escolar e consequentemente a importância da formação inicial e contínua dos docentes dessa disciplina sob o ponto de vista da pesquisa, da crítica e da reflexão. A visão dos professores quanto à formação recebida na academia e a formação contínua recebida na escola coloca-se como ponto alto do trabalho na medida em que as idéias apresentadas pelos professores representa a realidade de quem vivencia o drama da educação no cotidiano.Keywords
Policy Proposal for Free Access Journals
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and The citation of published work (See The Effect of Free Access).