Formação crítico-reflexiva na perspectiva do professor de geografia: um estudo de caso

  • Joffre FONTENELLE FILHO Rede Estadual de Ensino do Ceará

Abstract

Com o propósito de analisar a formação dos professores de Geografia na perspectiva crítico-reflexiva, a presente pesquisa aborda o conceito de professor reflexivo considerando desde o paradigma defendido por Donald Shön até a implementação desse modelo importado da realidade européia para a brasileira. O texto apresenta as potencialidades e as críticas levantadas pelos pesquisadores diante do conceito que tem sido defendido de forma retórica para culpabilizar os professores pelo fracasso escolar constatado nos últimos anos. Uma breve análise do ensino da Geografia no Brasil é feita especialmente com o objetivo de enfocar a importância da Geografia como ciência e como disciplina escolar e consequentemente a importância da formação inicial e contínua dos docentes dessa disciplina sob o ponto de vista da pesquisa, da crítica e da reflexão. A visão dos professores quanto à formação recebida na academia e a formação contínua recebida na escola coloca-se como ponto alto do trabalho na medida em que as idéias apresentadas pelos professores representa a realidade de quem vivencia o drama da educação no cotidiano.

Author Biography

Joffre FONTENELLE FILHO, Rede Estadual de Ensino do Ceará
Licenciado em Geografia pela UECE, Especialista em Metodologia do Ensino da Geografia pela UECE, Professor de Geografia desde 1997 e atualmente professor colaborador da UVA ministrando as disciplinas de Fundamentos da educação e prática de ensino.
Published
26/01/2011
How to Cite
FONTENELLE FILHO, Joffre. Formação crítico-reflexiva na perspectiva do professor de geografia: um estudo de caso. Geosaberes, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 180-197, jan. 2011. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/59>. Date accessed: 29 mar. 2024.
Section
REFLEXÕES PATRIMONIAIS

Keywords

Ensino de Geografia. Professor Reflexivo. Formação de Professores.