A geografia escolar frente à intolerância religiosa: desafios e proposições

Resumo

Conflitos envolvendo religião têm assumido cada vez mais visibilidade na agenda de discussão internacional. Diversos acontecimentos trágicos são motivados constantemente, também, por razões que tocam a intolerância religiosa. Não há como negar a relevância do fator religioso para a identidade da nação e do indivíduo, deste modo, é indispensável debater até que ponto o dogmatismo e o fundamentalismo religioso estão ferindo a dignidade humana. O foco deste artigo é pontuar os resultados do debate sobre intolerância religiosa em uma escola de ensino médio entendendo o estudante como um indivíduo religioso (ou não) que vive em um bairro aonde também irão existir casos de intolerância religiosa. Dialoga-se também com as diretrizes propostas pela escola sobre o tema. Por fim, uma atividade reflexiva e mediada é proposta para que sirva de base para as discussões e práticas de tolerância religiosa.

Biografia do Autor

Marcos da Silva Rocha, Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Geografia através do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC) na linha de pesquisa Natureza, Campo e Cidade no Semi-árido. Graduado em Geografia (Licenciatura Plena) pela UFC. Integrante do Laboratório de Estudos Geoeducacionais e Espaços Simbólicos (LEGES) e do Grupo de Pesquisa Comunicação Patrimonial e Representações do Espaço (COMPARE), ambos vinculados ao Departamento de Geografia da UFC.

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Publicado
24/04/2018
Como Citar
ROCHA, Marcos da Silva. A geografia escolar frente à intolerância religiosa: desafios e proposições. Geosaberes, Fortaleza, v. 9, n. 18, p. 1 - 14, abr. 2018. ISSN 2178-0463. Disponível em: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/629>. Acesso em: 20 jul. 2018. doi: https://doi.org/10.26895/geosaberes.v9i18.629.
Seção
ARTIGOS

Palavras-chave

Geografia Escolar; Religião; Educação; Ensino Médio