Conteúdos específicos de um lado, conteúdos pedagógicos de outro: um dilema que ainda não foi superado nos cursos de formação do professor de geografia

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar e discutir a organização curricular do curso de licenciatura em Geografia de uma Instituição de Ensino na cidade de Formosa-GO. O texto discute questões que envolvem o papel do currículo no projeto de formação inicial do professor, os dilemas ainda não superados pelos cursos de formação e os saberes necessários a este profissional para o desenvolvimento de suas práticas pedagógicas. Por meio de análise documental (Projeto Pedagógico do Curso – PPC), observou-se a fragmentação e desarticulação entre os conteúdos específicos e os pedagógicos na proposta pedagógica daquela Instituição. Diante de tal realidade, defende-se a urgente necessidade das licenciaturas, de modo geral, repensarem e reorganizarem os seus currículos, com vistas a uma formação acadêmica sólida, significativa e conexa ao trabalho docente, no âmbito escolar.

Biografia dos Autores

Alcinéia de Souza Silva, Universidade de Brasília

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia/Universidade de Brasília (UnB); Mestra em Geografia/UnB; Professora/Formosa-GO.

Leonardo Ferreira Farias da Cunha, Universidade de Brasília

Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal; Mestrando no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade de Brasília-DF.

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Publicado
24/04/2018
Como Citar
SILVA, Alcinéia de Souza; CUNHA, Leonardo Ferreira Farias da. Conteúdos específicos de um lado, conteúdos pedagógicos de outro: um dilema que ainda não foi superado nos cursos de formação do professor de geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 9, n. 18, p. 1 - 12, abr. 2018. ISSN 2178-0463. Disponível em: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/632>. Acesso em: 18 dez. 2018. doi: https://doi.org/10.26895/geosaberes.v9i18.632.
Seção
ARTIGOS