As regionalizações do brasil nos 7º anos do ensino fundamental no distrito federal

Resumo

Este artigo traz uma reflexão sobre as propostas de regionalização do território brasileiro nos anos finais do Ensino Fundamental do Distrito Federal. O objetivo principal é colocar em diálogo a conceituação sobre região com as propostas de regionalização, presentes tanto nos documentos de normatização curricular como alguns dos livros didáticos. A partir disso, propõem-se uma abertura para uma ideia mais agregadora e integradora das regiões brasileiras e como estas são apresentadas no Ensino Fundamental.

Biografia do Autor

Gilvan Charles Cerqueira de Araújo, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Doutor em Geografia pela Unesp, campus de Rio Claro\SP, Mestre em Geografia pela UnB, campus Darcy Ribeiro. Professor de Geografia da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

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Publicado
24/04/2018
Como Citar
ARAÚJO, Gilvan Charles Cerqueira de. As regionalizações do brasil nos 7º anos do ensino fundamental no distrito federal. Geosaberes, Fortaleza, v. 9, n. 18, p. 1- 12, abr. 2018. ISSN 2178-0463. Disponível em: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/636>. Acesso em: 17 nov. 2018. doi: https://doi.org/10.26895/geosaberes.v9i18.636.
Seção
ARTIGOS

Palavras-chave

Regionalização; Ensino de Geografia; Material Didático; Distrito Federal.