Inovação na educação geográfica: a pedagogia dos projetos uma possibilidade no ensino de geografia

Resumo

Os professores de Geografia, no contexto atual, vêm sendo desafiados a ressignificar suas práticas pedagógicas. Nesse sentido, objetiva-se relatar práticas pedagógicas no ensino de Geografia numa instituição de ensino particular em Taguatinga-Distrito Federal. A pesquisa-ação foi adotada, pois se trata da análise da própria prática pedagógica. Tendo como procedimento: observação, registro fotográfico, pesquisa bibliográfica e produção de um relatório. Utilizou-se da pedagogia dos projetos como uma possibilidade teórico-metodológico na tentativa de tornar os conhecimentos significativos no ensino de Geografia para os discentes. Assim sendo, os projetos foram construídos por meio de trabalho em grupo, produção de material didático em sala de aula, pesquisa na internet, problematização do cotidiano na construção de conceitos e a apropriação da realidade cotidiana com objetivo de articular o teórico e as práticas sociais. Isso tudo, contribuir para a construção de um raciocínio geográfico nos alunos da instituição em se atuou.  


 

Biografia do Autor

Daniel Rodrigues Silva Luz Neto, Universidade de Brasília, Brasil

Mestrando em Geografia (UNB).

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Publicado
05/09/2018
Como Citar
LUZ NETO, Daniel Rodrigues Silva. Inovação na educação geográfica: a pedagogia dos projetos uma possibilidade no ensino de geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 9, n. 19, p. 1 - 8, set. 2018. ISSN 2178-0463. Disponível em: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/662>. Acesso em: 17 nov. 2018. doi: https://doi.org/10.26895/geosaberes.v9i19.662.
Seção
ARTIGOS