Pesquisa em ensino de geografia: análise dos eventos da geografia capixaba

Resumo

O artigo trata da inserção de conteúdos pertinentes ao ensino da Geografia nos Encontros Capixabas de Geógrafos, na esteira do ressurgimento da seção local da Associação dos Geógrafos Brasileiros naquele estado. Embasou-se, para tal, em análise documental e revisão de literatura sobre a importância da pesquisa para a formação docente. A pesquisa concluiu que embora na altura da organização dos quatro eventos realizados a carreira na licenciatura fosse a modalidade mais buscada e com maior oferta de vagas nos cursos de Geografia do estado, o tema do ensino foi inserido nas grades de programações de forma residual e subrepresentado.  

Biografia dos Autores

Tiago Dalapicola, Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil

Doutorando em Geografia (UFES). Professor do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Santa Teresa.

Regina de Marchi Lyra Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil

Doutoranda em Geografia (UFES). Professora do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Piúma.

Referências

ANDRÉ, Marli. Pesquisa, formação e prática docente. In: (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas, SP: Papirus, 2004.
BOOTH, Wayne.C; GREGORY, G.C; WILLIANS, J.M. A arte da pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. São Paulo: Autores Associados, 1996.
LARATOS, E.M; MARCONI, M. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1996.
LIBANEO, Jose Carlos. Adeus professor, adeus professora? : novas exigências educacionais e profissão docente. 5. ed. Cortez: São Paulo, 2001.
LUDKE, Menga. O professor, seu saber e sua pesquisa, IN: Revista Educação e Sociedade, v.22 n.74. Campinas: 2001. Disponível na internet.
HAMMERSLEY, H. A. On the teacher as researcher. In: HAMMERSLEY, M. (org.) Educational research: current issues. Londres: The Open University, 1993. p.211-231.
SANTOS, L. C. P. Dilemas e perspectivas na relação entre ensino e pesquisa. In: ANDRÉ, M. (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: Papirus, 2004.
SCHÖN, D.A. (1983). The reflective practitioner: How professionals think in action. New York: Basic Books.
ZANOTTO, Maria de Lourdes Bara. Formação de professores: a contribuição da analise do comportamento. Educ: São Paulo, 2000

Sitografia

http://www.agbvitoria.org.br/historico/
Publicado
05/09/2018
Como Citar
DALAPICOLA, Tiago; OLIVEIRA, Regina de Marchi Lyra. Pesquisa em ensino de geografia: análise dos eventos da geografia capixaba. Geosaberes, Fortaleza, v. 9, n. 19, p. 1- 11, set. 2018. ISSN 2178-0463. Disponível em: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/676>. Acesso em: 17 nov. 2018. doi: https://doi.org/10.26895/geosaberes.v9i19.676.
Seção
ARTIGOS