O ensino de geografia paga tributo à escola nova?

Resumo

O artigo analisa as possíveis implicações do movimento pedagógico conhecido como Escola Nova no ensino de Geografia, numa tentativa de responder ao seguinte questionamento: como funcionam esses discursos? A discussão se desenvolve tomando por base alguns conceitos e referenciais teóricos subjacentes tanto à Escola Nova quanto ao ensino de Geografia, tratando de a) problematizar os alicerces sob os quais as premissas da Escola Nova foram construídas; b) conecta-los aos dizeres e fazeres de artigos sobre ensino de Geografia do meio do século passado; c) mostrar, com isso tudo, que talvez a compreensão do discurso da Geografia escolar, na contemporaneidade, passaria estreitamente pela análise das pedagogias ativas e das metodologias participativas presentes na Escola Nova.

Biografia do Autor

Bruno Nunes Batista, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, Brasil

Professor do IFC.

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Publicado
05/09/2018
Como Citar
BATISTA, Bruno Nunes. O ensino de geografia paga tributo à escola nova?. Geosaberes, Fortaleza, v. 9, n. 19, p. 1 - 16, set. 2018. ISSN 2178-0463. Disponível em: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/678>. Acesso em: 25 set. 2018. doi: https://doi.org/10.26895/geosaberes.v9i19.678.
Seção
ARTIGOS