Percepção dos formandos da escola normal de Alagoa Grande/PB acerca do ensino-aprendizagem de geografia

  • Jonathas Eduardo Domingos MORAIS Universidade Estadual da Paraíba
  • Jossandra Araújo Barreto de MELO Universidade Estadual da Paraíba

Abstract

O presente artigo objetiva discutir a percepção do Ensino Aprendizagem em Geografia a partir da visão dos Formandos do Ensino Médio Modalidade Normal no Município de Alagoa Grande – PB.  Nesse contexto evidencia-se a visão dos futuros professores quanto a Geografia numa perspectiva de compreender melhor a Formação existente durante a capacitação profissional dos mesmos. As dificuldades e incertezas quanto às práticas, metodologias na Geografia Escolar são presentes em suas experiências e dialogam com o direcionamento da Formação. É de fundamental importância compreender as representações sociais como aliadas no Ensino de Geografia, no intuito de que, percebamos o vivido/percebido nessa aprendizagem como forma de entendermos melhor o mundo e suas múltiplas interações numa proposta objetiva de termos uma Geografia mais Pedagógica, Cultural, que dessa maneira a aprendizagem não seja alheia a vida dos alunos e tenhamos uma Alfabetização Geográfica a partir de uma sólida formação profissional.

Author Biographies

Jonathas Eduardo Domingos MORAIS, Universidade Estadual da Paraíba
Graduado em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em 2010, atua na Área de Ensino de Geografia e Geografia Cultural
Jossandra Araújo Barreto de MELO, Universidade Estadual da Paraíba
Prof. Dra com vinculo na  Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Published
06/08/2011
How to Cite
MORAIS, Jonathas Eduardo Domingos; MELO, Jossandra Araújo Barreto de. Percepção dos formandos da escola normal de Alagoa Grande/PB acerca do ensino-aprendizagem de geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 2, n. 3, p. 48-58, aug. 2011. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/68>. Date accessed: 19 apr. 2024.
Section
ESTUDOS EDUCATIVOS

Keywords

Geografia; Ensino; Aprendizagem; Normal; Percepção