Aproximações entre geografia e religião: contribuição aos estudos em geografia da religião
Resumo
Pretende-se com o artigo que se segue, desenvolver uma análise das aproximações que foram realizadas entre a geografia e a religião ao longo de diferentes períodos do pensamento humano. Buscar essas bases de aproximação das temáticas, dá-se no intuito de evidenciar como foram sendo desenvolvidas as primeiras perspectivas de estudos que aproximaram a geografia, da religião e, posteriormente desenvolver um quadro de como a temática da religião apareceu nas pesquisas geográficas, nas diferentes perspectivas teóricas que influencia o saber geográfico, após sua sistematização como campo do saber autônomo. Por fim, apresentamos um panorama dos grupos de pesquisa do subcampo da geografia da religião no Brasil e quais as contribuições que estes grupos vem produzindo e corroborando com a emergência contemporânea nos estudos de geografia da religião.
Referências
CASSIRER, Ernst. Ensaio sobre o homem: introdução a uma filosofia da cultura humana. 2ª.ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.
CLAVAL, Paul. As abordagens da geografia cultural. In: CASTRO, Iná Elias de. et. al. (orgs). Explorações geográficas: percursos no fim do século. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil,
______. Epistemologia da geografia. 2ª.ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2014.
COLÓQUIO NACIONAL DO NÚCLEO DE ESTUDOS EM ESPAÇO E REPRESENTAÇÃO, VII., 2018, Diamantina, MG. Anais... Diamantina: UFVJM, 2018. 414 p. Disponível em:
DARDEL, Eric. O homem e a terra: natureza da realidade geográfica. São Paulo: Perspectiva, 2015.
DURKHEIM, Émile. As formas elementares de vida religiosa: o sistema totêmico na Austrália. 3ª.ed. São Paulo: Paulus, 2008.
ELIADE, Mircea. Tratado de história das religiões. 2ª.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
FICKELER, Paul. Questões fundamentais na geografia da religião. Espaço e Cultura. Rio de Janeiro, n.7, p. 7-35, jan./jun. 1999. Disponível em:
GIL FILHO, Sylvio Fausto. Espaço sagrado: estudos em geografia da religião. Curitiba: IBPEX, 2008.
______. Editorial: geografia da religião - perspectivas e abordagens. Revista de Estudos da Religião - REVER. ano. 09, jun. 2009. Disponível em:
______. Espacialidades de conformação simbólica em geografia da religião: um ensaio epistemológico. Espaço e Cultura. Rio de Janeiro: n. 32, p. 78-90, jul./dez. 2012. Disponível em:
______. Geografia da religião: reconstruções teóricas sob o idealismo crítico. In: KOZEL, Salete et. al. (orgs). Da percepção e cognição à representação: reconstruções teóricas da geografia cultural e humanista. São Paulo: Terceira Imagem, 2007. p. 207-222.
KONG, Lily. Geography and religion: trends and prospects. Progress in Human Geography. Cingapura, v. 14, n. 3, p. 355-371, set. 1990. Disponível em:
PEREIRA, Clevisson Junior. Geografia da religião: um olhar panorâmico. RA'E GA. Curitiba, n.27, ano 17, jan. 2013, p. 10-37, 2013. Disponível:
ROSENDAHL, Zeny. Espaço e religião: uma abordagem geográfica. 2ª.ed. Rio de Janeiro: Eduerj, 2002.
______. História, teoria e método em geografia da religião. Espaço e Cultura. Rio de Janeiro, n. 31, p. 24-39, jan./jun. 2012. Disponível em:
SEEMANN, Jörn. Carto-crônicas: uma viagem pelo mundo da cartografia. 2ª.ed. Fortaleza: Expressão gráfica, 2013.
WEBER, Max. Economia e sociedade. vol. 2. São Paulo: Editora Unb, 2004.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

















