A formação de professores de geografia: um olhar para as estratégias metodológicas de ensino

Resumo

O presente artigo busca apresentar as concepções acerca do uso de estratégias metodológicas de ensino na formação de professores de Geografia. Assim, faz-se um ensaio para pensar como o conhecimento pedagógico do conteúdo (CPC) de Shulman pode possibilitar a superação da visão dicotômica entre os conhecimentos específicos da Geografia e os conhecimentos pedagógicos. Partindo da revisão bibliográfica baseada em Santos (2008), Gomes (2011), Callai (2013), Deon (2014), Shulman (1987) e Martins (2014), as reflexões teóricas encaminham para a importância do uso de estratégias metodológicas de ensino para a construção de conhecimentos ainda na formação docente atentando-se para a continuidade do uso das estratégias na Geografia Escolar.

Biografia dos Autores

Layanne Almeida de Souza, Universidade Federal de Goiás, Brasil

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Camylla Silva Otto, Universidade Federal de Goiás, Brasil

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás (UFG).

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Publicado
01/05/2019
Como Citar
SOUZA, Layanne Almeida de; OTTO, Camylla Silva. A formação de professores de geografia: um olhar para as estratégias metodológicas de ensino. Geosaberes, Fortaleza, v. 10, n. 21, p. 1 - 10, maio 2019. ISSN 2178-0463. Disponível em: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/737>. Acesso em: 20 out. 2019. doi: https://doi.org/10.26895/geosaberes.v10i21.737.
Seção
ARTIGOS