As novas formas de se ensinar e aprender geografia: os jogos eletrônicos como ferramenta metodológica no ensino de geografia

  • Francisco Ielos Fautino PEREIRA Universidade Estadual Vale do Aracaú
  • Sergiano de Lima ARAUJO UVA
  • Virginia Celia Cavalcante de HOLANDA Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA

Abstract

RESUMO

O período atual denominado técnico-científico-informacional trouxe no seu bojo mudanças abrutas do ponto de vista social, político, econômico e cultural da sociedade contemporânea. Diante desse estágio espaço-temporal a sociedade moderna demanda por uma nova Geografia que possibilite ao educando diferentes entendimentos do território em movimento. Com isso, novas formas de se ensinar e aprender Geografia passa a valorizar a apropriação de um saber reflexivo e competente que dê autonomia ao indivíduo para tornar-se contextualizador e crítico – ao mesmo tempo competitivo dentro do mundo de trabalho. A estruturação da sociedade em redes conduz a necessidade de uma educação que seja instrumentalizada para o conhecimento construído coletivamente e para saberes em comum, assim, é preciso estar comprometido em educar para a vida, sendo competente e dominando os conteúdos técnico-científico, político e pedagógico. Jamais a necessidade de formação continuada foi tão exigida em todas as áreas profissionais, e esse fato se deve a velocidade com que as novas informações, as novas tecnologias e linguagens tomaram conta do cotidiano no espaço geográfico. No Brasil os educadores recentemente vêm incorporando em suas práticas pedagógicas as denominadas tecnologias interativas como forma de auxiliar no processo ensino aprendizagem. No intuito de contribuirmos nesse debate, propomos nesse artigo como os jogos eletrônicos podem tornar-se um excelente recurso didático pedagógico no processo de ensinar e aprender Geografia.

Palavras-chave: Ensino de Geografia – Educação – Jogos eletrônicos.

Author Biographies

Francisco Ielos Fautino PEREIRA, Universidade Estadual Vale do Aracaú

Graduando em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq.

Link Lattes:

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4444375J0

Sergiano de Lima ARAUJO, UVA

Geógrafo, Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará(UECE), Professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú(UVA)-Sobral-CE

LINK LATTES; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4734683D1

Universidade Estadual Vale do Acaraú, Casa da Geografia de Sobral.
Av. Jonh Sanford, 1845
Junco
62030-000 - Sobral, CE - Brasil
Telefone: (88) 36774238

Virginia Celia Cavalcante de HOLANDA, Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA

Geógrafa, Doutora em Geografia Humana pela USP, professora Adjunta do curso de Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e do programa de Pós-Graduação em Geografia da UECE.

Universidade Estadual Vale do Acaraú, Casa da Geografia de Sobral.
Av. Jonh Sanford, 1845
Junco
62030-000 - Sobral, CE - Brasil
Telefone: (88) 36774238

Link lattes

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4708944J7
Published
06/08/2011
How to Cite
PEREIRA, Francisco Ielos Fautino; ARAUJO, Sergiano de Lima; HOLANDA, Virginia Celia Cavalcante de. As novas formas de se ensinar e aprender geografia: os jogos eletrônicos como ferramenta metodológica no ensino de geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 2, n. 3, p. 34-47, aug. 2011. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/75>. Date accessed: 23 apr. 2024.
Section
ESTUDOS EDUCATIVOS

Keywords

Ensino de Geografia – Educação – Jogos eletrônicos