(Re)conhecendo o “lugar” de vivência por meio do uso de geotecnologias e trilhas interpretativas: uma experiência no município de Agudo, Rio Grande do Sul

  • Greice Kelly Perske da SILVA Universidade Federal de Santa Maria
  • Adriano Severo FIGUEIRÓ Universidade Federal de Santa Maria
  • Jaciele Carine SELL Universidade Federal de Santa Maria
  • Lilian DALBEM Universidade Federal de Santa Maria

Abstract

O presente trabalho teve como objetivo a problematização do estudo do “lugar” por meio do uso da geotecnologia como recurso didático no Ensino Fundamental. Assim, o trabalho, desenvolvido com alunos do 9º ano da Escola Estadual de Educação Básica Prof. Willy Roos, localizada em Agudo (RS), utilizou o software livre Google Earth 5.2.1.1588 coo recurso didático de exploração do lugar de vivência dos alunos e comparação com realidades de outras crianças de diferentes escolas ao redor do mundo, a fim de identificar e discutir problemas e potencialidades locais, frente às demais realidades pesquisadas. Com a atividade, os alunos estabeleceram pontos de referência da Cidade, aproximando-se do seu lugar de vivência, o que possibilitou a compreensão da organização socioespacial local. O estímulo demonstrado pelos alunos no desenvolvimento da atividade, bem como sua capacidade em reconhecer o espaço e suas diferentes formas de organização espacial em diferentes culturas, confirmou o uso das geotecnologias como ferramenta valiosa para o ensino da Geografia, uma vez que trabalhar com a realidade do aluno a partir de novos recursos didáticos, desperta o interesse pela construção do conhecimento.

Author Biographies

Greice Kelly Perske da SILVA, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Geografia, Departamento de Geociências, UFSM

Adriano Severo FIGUEIRÓ, Universidade Federal de Santa Maria
Prof.Dr. do Depto. de Geociências, UFSM, Coordenador do Laboratório de Geoecologia e Educação Ambiental
Jaciele Carine SELL, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Geografia, Departamento de Geociências, UFSM

Lilian DALBEM, Universidade Federal de Santa Maria
Graduanda em Geografia Licenciatura Plena, Departamento de Geociências, UFSM
Published
06/08/2011
How to Cite
SILVA, Greice Kelly Perske da et al. (Re)conhecendo o “lugar” de vivência por meio do uso de geotecnologias e trilhas interpretativas: uma experiência no município de Agudo, Rio Grande do Sul. Geosaberes, Fortaleza, v. 2, n. 3, p. 3-17, aug. 2011. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/77>. Date accessed: 28 mar. 2024.
Section
ESTUDOS EDUCATIVOS

Keywords

Geografia e educação; Lugar de Vivência; Geotecnologias, conflitos socioambientais.