Profissionalização docente: a função dos estágios obrigatórios na formação de professores de geografia

  • Aloysio Marthins de ARAÚJO JÚNIOR Universidade Federal de Santa Catarina

Abstract

O ensino superior no Brasil passa por grave crise conceitual e tem de (re)descobrir sua (nova) função social e tecnológica. Tal crise, por outro lado, pode ser considerada como um estímulo a se buscar novos caminhos para um ensino superior de qualidade que atenda os princípios norteadores para uma educação voltada à cidadania e a um projeto político de nação, como ainda falta ao Brasil. Uma questão que surge quanto à formação de novos professores em geografia é a obrigatoriedade dos estágios (práticas docentes) em escolas do Ensino Fundamental e/ou Médio ou ainda em Instituições não-formais. Com as novas orientações do Ministério da Educação, que prevê um mínimo de quatrocentas horas de estágio, buscou-se, com isso, uma maior inserção dos acadêmicos nas escolas básicas. Todavia, apenas a ampliação da carga horária não é suficiente para modificar positivamente a atual situação vivenciada pela maioria dos cursos de Licenciatura, seja em Universidades públicas ou particulares. Por outro lado, na escola básica, a precarização da profissão docente, principalmente por não dar estabilidade no emprego (com o excessivo número de professores contratados em caráter temporário) e pela inexistência de razoáveis condições de trabalho, entre outros problemas, tem reduzido ainda mais o interesse pela profissão, além de originar falta de motivação profissional para os que já atuam na carreira. Portanto, este artigo objetiva discutir, em linhas gerais, a formação de professores a partir da perspectiva dos estágios obrigatórios, condição para a obtenção do título de Licenciado em Geografia.

Author Biography

Aloysio Marthins de ARAÚJO JÚNIOR, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutor em Ciências Humanas (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina no curso de Licenciatura em Geografia e no Programa de Pós-Graduação em Geografia.
Published
15/08/2011
How to Cite
ARAÚJO JÚNIOR, Aloysio Marthins de. Profissionalização docente: a função dos estágios obrigatórios na formação de professores de geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 2, n. 3, p. 105-120, aug. 2011. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/86>. Date accessed: 20 apr. 2024.
Section
REFLEXÕES PATRIMONIAIS

Keywords

Formação de Professores; Estágio Docente; Ensino de Geografia