A reciclagem do lixo urbano como contribuição ao ensino de geografia

  • Cristiane Castro Feitosa MELO EMEIF Nilson Holanda

Abstract

Essa pesquisa tem como principal objetivo analisar a contribuição da experiência de reciclagem do lixo urbano como contribuição ao ensino de geografia dos alunos do Ensino Fundamental (do 6.º ao 9.º ano). Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso etnográfico. O trabalho está estruturado em duas partes. Na primeira - Ecologia e Conscientização: caminhos para o exercício da cidadania - apresenta uma retrospectiva do ambientalismo na política global abrangendo o período que vai desde a Revolução Industrial até os dias atuais. Mostra, também, Os Caminhos da Pesquisa: O Estudo de Caso Etnográfico. Na segunda parte - A experiência de reciclagem do lixo urbano na Escola Nilson Holanda – registra a experiência pedagógica desenvolvida em uma escola pública do município de Fortaleza. Por último, apresenta as considerações finais, discutindo a necessidade de uma tomada de consciência em relação à produção de lixo e sua reciclagem, tendo como base a sociedade, o bairro estudado, mostrando o esforço político e cultural.

 

Palavras chave: Geografia; Ensino; Reciclagem.

Published
21/07/2012
How to Cite
MELO, Cristiane Castro Feitosa. A reciclagem do lixo urbano como contribuição ao ensino de geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 3, n. 5, p. 37-46, july 2012. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/87>. Date accessed: 06 oct. 2022.
Section
ESTUDOS EDUCATIVOS

Keywords

Geografia; Ensino; Reciclagem