As tic’s nas escolas e os desafios no ensino de geografia na educação básica

  • Arthur Breno STÜRMER UFSM

Abstract

Cada vez mais as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) estão presentes na educação básica, gerando muitas interrogações. Com a disciplina de Geografia não é diferentes. O objetivo da pesquisa aqui apresentada é compreender os desafios que as TIC colocam para o ensino da Geografia, identificando as implicações e possibilidades para melhorá-lo. A metodologia adotada seguiu os parâmetros da pesquisa empírica, com foco nas relações entre a tecnologia e o ensino de Geografia na escola. Os resultados revelaram que o ensino de geografia convive com três desafios, os quais ultrapassam a necessidade de salas de computadores e conexão com a internet. São ações específicas a serem assumidas pelo professor de geografia, como construir com o aluno conhecimentos geográficos acerca das implicações do mundo global sobre o espaço local, na perspectiva da formação de sujeitos críticos. Outro desafio é incorporar as TIC ao cotidiano das aulas, de modo a explorar as tecnologias no que possam contribuir para o ensino de geografia. O mais difícil dos desafios é utilizar as TIC para construir conhecimentos geográficos sobre o mundo global. Cada desafio identificado na pesquisa, porém, suscita outros, cujo estudo pode apontar novas perspectivas de uso das TIC nas escolas.

Author Biography

Arthur Breno STÜRMER, UFSM
MESTRANDO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL E MEIO AMBIENTE; ESPEC. EM HISTÓRIA E GEOGRAFIA AMBIENTAL DO SUL DO BRASIL; ESPEC. EM GESTÃO EDUCACIONAL; ESPEC. EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO, PROF. GEOGR. NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Published
26/12/2011
How to Cite
STÜRMER, Arthur Breno. As tic’s nas escolas e os desafios no ensino de geografia na educação básica. Geosaberes, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 3-12, dec. 2011. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/92>. Date accessed: 05 oct. 2022.
Section
ESTUDOS EDUCATIVOS

Keywords

Tecnologia e ensino; Conhecimentos geográficos; Escola