As tic’s nas escolas e os desafios no ensino de geografia na educação básica
Abstract
Cada vez mais as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) estão presentes na educação básica, gerando muitas interrogações. Com a disciplina de Geografia não é diferentes. O objetivo da pesquisa aqui apresentada é compreender os desafios que as TIC colocam para o ensino da Geografia, identificando as implicações e possibilidades para melhorá-lo. A metodologia adotada seguiu os parâmetros da pesquisa empírica, com foco nas relações entre a tecnologia e o ensino de Geografia na escola. Os resultados revelaram que o ensino de geografia convive com três desafios, os quais ultrapassam a necessidade de salas de computadores e conexão com a internet. São ações específicas a serem assumidas pelo professor de geografia, como construir com o aluno conhecimentos geográficos acerca das implicações do mundo global sobre o espaço local, na perspectiva da formação de sujeitos críticos. Outro desafio é incorporar as TIC ao cotidiano das aulas, de modo a explorar as tecnologias no que possam contribuir para o ensino de geografia. O mais difícil dos desafios é utilizar as TIC para construir conhecimentos geográficos sobre o mundo global. Cada desafio identificado na pesquisa, porém, suscita outros, cujo estudo pode apontar novas perspectivas de uso das TIC nas escolas.Keywords
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