SOILS IN THE INITIAL TRAINING OF GEOGRAPHY TEACHERS

Abstract

Soils provide ecosystem services which promote human well-being. However, educational actions for the popularization of pedological knowledge and the construction of sustainable values are deficient. One of the factors that causes this problem is teacher training. The aim of this research is to analyze the geography educators training for teaching soil in basic education. We evaluated the pedagogical projects of the Geography degree courses in the state of Ceará. The research stages were: literature review, documentary research, data collection, textual analysis and critical analysis. We identified that the curricular arrangements do not adequately provide moments for the development of strategies for the transposition of technical and scientific knowledge for basic education. We suggest expanding the practices that deal with the exercise of teaching work.

Author Biography

João Luís Sampaio Olímpio, Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará (IFCE), Brazil

Professor at the Federal Institute of Education, Science and Technology (IFCE).

References

ALMEIDA, C. L; FALCÃO, C. L. C. O lúdico como instrumento facilitador da aprendizagem: uma abordagem ao estudo no ensino de Geografia. Revista, Homem, Espaço e Tempo, Sobral, v. 6, n. 2, 2012.

BATISTA, I. S; SILVA, R. Q; ARAÚJO, I. S; BATISTA, I. S; LIMA, Z. M. C. Práticas para aprimorar o ensino da disciplina de pedologia. Revista de Geociências do Nordeste, [s. l.], v. 2, p. 1391-1400, 2016.

BECKER, E. L. S. Solo e Ensino. Vidya, Santa Maria, v. 25, n. 2, p. 73-80, 2005. https://doi.org/10.37781/vidya.v25i2.396.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

_____. Lei n° 7.876, de 13 de novembro de 1989. Institui o Dia Nacional da Conservação do Solo a ser comemorado, em todo o País, no dia 15 de abril de cada ano.
Diário Oficial da União. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L7876.htm. Acesso em: 09 set. 2020.

_____. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

_____. Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9795.htm. Acesso em: 24 set. 2020.

_____. Resolução CNE/CES n° 14, de 13 de março de 2002. Estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Geografia. Diário Oficial da União, Brasília. Disponível: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES142002.pdf. Acesso em: 06 nov. 2020.

_____. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES, n° 15/2005. Diário Oficial da União. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pces0015_05.pdf. Acesso em: 25 out. 2020.

_____. Ministério da Educação. Resolução n° 2, de 1 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior […] e para a formação continuada. Diário Oficial da União, Brasília. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf. Acesso: 13 set. 2020.

____. Emenda Constitucional n° 95, de dezembro de 2016. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc95.htm. Acesso em: 15 dez. 2020.

_____. Lei n° 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996 [...]. Diário Oficial da União, Brasília, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 01 dez. 2020.

_____. Ministério da Educação / Conselho Nacional de Educação / Câmara de Educação Superior. Resolução n° 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira […]. Diário Oficial da União, 2018. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/55877808. Acesso em: 01 dez. 2020.

_____. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. s/a. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 05 nov. 2020.

BRILHA, J. A. A Importância dos Geoparques no Ensino e Divulgação das Geociências. Geol. USP, São Paulo, v. 5, p. 27-33, 2009. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9087.v5i0p27-33.

CALLAI, H. C. A Geografia e a escola: muda a geografia? Muda o ensino? Terra Livre, São Paulo, n. 16, p. 133-152, 2001.

CAMARGO, B. V; JUSTO, A. M. IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 21, n. 2, p. 513-518, 2013. http://dx.doi.org/10.9788/TP2013.2-16.

CAMPOS, J. O; MARINHA, J. O; REINALDO, L. R. L. R. Experimentos como recursos didáticos para educação em solos no ensino de geografia. Revista Ensino de Geografia, Recife, v. 2, n. 1, p. 166-185, 2019. https://doi.org/10.38187/regeo2019.v2n1id240694.

CARDINALE, B. J. et al. Biodiversity loss and its impact on humanity, Nature, [s. l.], v. 486, p. 59-67, 2012.

CAVALCANTI, L. S. O ensino de Geografia na Escola. Campinas, SP: Papirus, 2015.

CUNHA, J. E. et al. Práticas pedagógicas para ensino sobre solos: aplicação à preservação ambiental. Terrae Didática, Campinas, v. 9, n. 2, 74-81, 2013.

DEMO, P. Educar pela pesquisa. 9 ed, Campinas-SP: Autores Associados, 2011.

DIAS, G. F. Educação ambiental: princípios e práticas. 9 ed, São Paulo: Gaia, 2010.

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA – EMBRAPA. Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. 5 ed., ver. e ampl. Brasília, DF: Embrapa, 2018.

ESPINDOLA, C. R. Histórico das pesquisas sobre solos até meados do século XX, com ênfase no Brasil. Revista do Instituto Geológico, São Paulo, v. 39, n. 2, p. 27-70, 2018.

FALCONI, S; TOLEDO, M. C. M. CAZETTA, V. A contribuição do cotidiano escolar para a prática de atividades investigativas no ensino de solos. Terrae Didática, Campinas, v. 9, n. 2, p. 82-93, 2013.

FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION OF THE UNITED NATION - FAO. The state of the world’s land and water resources for food and agriculture (SOLAW): Managing systems at risk. Food and Agriculture Organization of the United Nations, Rome and Earthscan, London. 2011.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

GARCIA, C. B; IMBERNON, R. A. L; LACERDA, R. A. V. Desenvolvimento de recursos didáticos para o ensino de Geociências para a Banca das Ciências e Experimentoteca da EACH/USP. Terrae Didática, Campinas, v. 10, n. 3, p. 331-335, 2014.

GOMES, V. C. F; SAMPAIO, A. A. M. A Prática como Componente Curricular na Formação Inicial de Geografia: primeiras discussões. Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v, 20, n. 70, p. 215-229, 2019.

GOMES-JR, E. C; PERUSI, M. C; RAMOS, D. J. A pedologia nos cursos de Geografia da UNESP: o tema solos e sua aplicabilidade na educação ambiental. Revista pesquisa em educação ambiental, [s. l.], v. 13, n. 2, p, 40-52, 2018. http://dx.doi.org/10.18675/2177-580X.

GONZALES, S. L. M; BARROS, O. N. F. O ensino de pedologia no ciclo básico de alfabetização. Geografia, Londrina, v. 9, p. 41-49, 2000.

HARTEMINK, A. E, et al. The joy of teaching soil science. Geoderma. p. 217-218, 2014. https://doi.org/10.1016/j.geoderma.2013.10.016.

IBÁÑEZ, J. J; VARGAS, R. J; VÁZQUEZ-HOEHNE, A. Pedodiversity state of the art and future challenges. In: IBÁÑEZ, J. J; BOCKHEIM, J. (Edits.). Pedodiversity. CRC Press, 2013.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA – IFCE. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Geografia. IFCE: Iguatu, 2016.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA – IFCE. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Geografia. IFCE: Crateús, 2017.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA – IFCE. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Geografia. IFCE: Quixadá, 2019.

LEPSCH, I. F. 19 Lições de Pedologia. Oficina de Texto: São Paulo, 2011.

LIMA, J. S; ANDRADE, S. F; FORTUNA, D. S. Pedologia aplicada à Geografia: desafios e perspectivas na educação básica. Caderno de Estudos Geoambientais, [s. l.], v. 1, n. 7, p. 5-20, 2016.

LIMA, M. R. O solo no ensino de ciências no nível fundamental. Ciência & Educação, Bauru, v. 11, n. 3, p. 383-394, 2005. https://doi.org/10.1590/S1516-73132005000300004.

LIMA, M. R. et. al. Catálogo de artigos de educação em solos no Brasil. Curitiba: Programa de Extensão Universitária Solo na Escola/UFPR, 2020.

LIMA, V. C; LIMA, M. R; MELO, V. F. (Edits.). O solo no meio ambiente: abordagem para professores do ensino fundamental e médio e alunos do ensino médio, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, Departamento de Solos e Engenharia Agrícola, 2007.

LOPES SOBRINHO, O. P. et al. Práticas pedagógicas dos professores de Geografia: estratégias didáticas com ênfase na educação em solos. Revista Ensino de Geografia, Recife, v. 3, n. 1, p. 224-240, 2020. https://doi.org/10.38187/regeo2020.v3n1id242807.

MASETTO, M. T. Docência no ensino superior voltada para a aprendizagem faz a diferença. Cadernos Pedagogia Universitária USP. Pró-Reitoria de Graduação da USP, 2010.

MOITA, F. M. G. S. G; ANDRADE, F. C. B. Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissociabilidade na pós-graduação. Revista Brasileira de Educação, [s. l.], v. 14, n. 41, 2009.

MUGGLER, C. C; SOBRINHO, F. A. P; MACHADO, V. A. Educação em solos: princípios, teoria e métodos. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, v. 30, p. 733-740, 2006.

OLIVEIRA, L. B; MEDEIROS, L. R; FARIAS, G. S. Sociedade Brasileira de Ciências do Solo: um olhar sobre sua história. 3 ed, Viçosa, MG, 2015.

PERUSI, M. C; SENA, C. R. R. G. Educação em solos, educação ambiental inclusiva e formação continuada de professores: múltiplos aspectos do saber geográfico. Entre-Lugar, Dourados, ano 3, n. 6, p. 153-164, 2012.

PRIMAVESI, A; PRIMAVESI; A. A biocenose do solo na produção vegetal & deficiência mineral em cultural: nutrição e produção vegetal. 1 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

REIGOTA, M. O que é educação ambiental. São Paulo: Editora Brasiliense, 2017.

SALVIATI, M. E. Manual do Aplicativo Iramuteq. Versão 0.7 Alpha e R versão 3.2.3. Planaltina, DF, 2017.

SANTOS, J. E. Desordem e regresso: a “nova” reforma do ensino médio e a deficiência cívica sem o saber pensar o espaço e sem o saber nele agir. Geografia Ensino & Pesquisa, Santa Maria, v. 23, p. 1-23, 2019.

SAVIANI, D. Democracia, educação e emancipação humana: desafios do atual momento brasileiro. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 21, n. 3, 2017.

SCHAEFER, C. E. G. R; MARQUES, A. F. S. M; CAMPOS, J. C. F. Origens da Pedologia do Brasil: resenha histórica. Geonomos, Belo Horizonte, v, 5, n. 1, p. 1-15, 1997.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIÊNCIAS DO SOLO – SBCS. Estatuto da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS). 2011. Disponível em: https://www.sbcs.org.br/wp-content/uploads/2012/06/Estatuto_SBCS-20131.pdf. Acesso em: 30 nov. 2020.

SUZUKI, L. E. A. S. et al. O ensino de solos nos diferentes níveis de educação em Geografia. Revista Geonorte, [s. l.], v. 11, n. 37, p. 01-21, 2020.

UNITED NATION – UN. Resolution 68/232, on 20 December 2013. 2013. Disponível em: https://undocs.org/en/A/RES/68/232. Acesso em: 09 set. 2020.

UNITED STATES DEPARTMENT OF AGRICULTURE - USDA. Soil Survey Manual. n. 18, USDA, 2018.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Geografia da UECE. UECE: Fortaleza, 2016.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE. FACULDADE DE FILOSOFIA DOM AURELIANO MATOS - FAFIDAM. Reconhecimento do curso de graduação de Geografia FAFIDAM/UECE - modalidade: licenciatura plena. Projeto Pedagógico, Limoeiro do Norte, UECE/FAFIDAM, 2012.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ – UVA. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Geografia. UVA: Sobral, 2010.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – UFC. Projeto Pedagógico de Curso – Geografia – Licenciatura. UFC: Fortaleza, 2018.

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – URCA. Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Geografia. URCA: Crato, 2014.

VEZZANI, F. M. Solos e os serviços ecossistêmicos. Revista Brasileira de Geografia Física, Recife, v. 8, p. 673-684, 2015. https://doi.org/10.26848/rbgf.v8.0.p673-684.
Published
06/02/2022
How to Cite
OLÍMPIO, João Luís Sampaio. SOILS IN THE INITIAL TRAINING OF GEOGRAPHY TEACHERS. Geosaberes, Fortaleza, v. 13, p. 75 - 94, feb. 2022. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/1288>. Date accessed: 22 nov. 2024. doi: https://doi.org/10.26895/geosaberes.v13i0.1288.
Section
ARTICLES