O ensino de geografia: a sala de aula e os saberes geográficos
Abstract
Este artigo é fruto de trabalho desenvolvido no interior do Grupo de Pesquisa Linguagens Geográficas (GPLG), vinculado ao Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista, campus de Presidente Prudente (SP), conjuntamente com as atividades de estágios realizadas durante a disciplina Prática de Ensino em Geografia – Estágio Supervisionado. Os estágios visaram desenvolver e aplicar uma proposta de Ensino de Geografia junto a educandos matriculados em Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio das categorias paisagem, território e espaço geográfico, tendo por base inicial a interpretação destes conceitos por Milton Santos e, complementar a isso, as formas de abordagens propostas nos Parâmetros Curriculares Nacional (PCNs). O objetivo foi demonstrar como a prática docente e as atividades de pesquisa podem indicar um movimento de superação de alguns conceitos a partir do debate com os educandos.Keywords
Policy Proposal for Free Access Journals
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and The citation of published work (See The Effect of Free Access).