A obra pedagogia da autonomia de Paulo Freire e a prática docente na geografia: contribuições para o pensamento geográfico)

  • Mariana MENDES Universidade Estadual do Ceará

Abstract

O artigo propõe um exame sobre as contribuições do educador brasileiro Paulo Freire diante da prática docente em Geografia. Para tanto, analisa passo a passo a obra Pedagogia da Autonomia se utilizando dos temas de seus capítulos e remetendo-os numa perspectiva geográfica a partir de uma abordagem teórico-metodológica que didaticamente auxiliará o ensino do professor de geografia em sala de aula. Desse modo, este artigo consiste numa tentativa de fazer uma reflexão teórico-metodológica da prática docente do professor de geografia, enfatizando seu papel ético e estético na formação crítica de seus alunos. A geografia como uma ciência questionadora da realidade vigente e de outrora, busca uma constante renovação epistemológica, capaz de contemplar suas expectativas ideológicas revolucionárias.
Published
24/05/2010
How to Cite
MENDES, Mariana. A obra pedagogia da autonomia de Paulo Freire e a prática docente na geografia: contribuições para o pensamento geográfico). Geosaberes, Fortaleza, v. 1, n. 1, may 2010. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/17>. Date accessed: 03 oct. 2022.
Section
ESTUDOS EDUCATIVOS

Keywords

Pedagogia; Geografia; Formação Crítica; Autonomia