A obra pedagogia da autonomia de Paulo Freire e a prática docente na geografia: contribuições para o pensamento geográfico)
Abstract
O artigo propõe um exame sobre as contribuições do educador brasileiro Paulo Freire diante da prática docente em Geografia. Para tanto, analisa passo a passo a obra Pedagogia da Autonomia se utilizando dos temas de seus capítulos e remetendo-os numa perspectiva geográfica a partir de uma abordagem teórico-metodológica que didaticamente auxiliará o ensino do professor de geografia em sala de aula. Desse modo, este artigo consiste numa tentativa de fazer uma reflexão teórico-metodológica da prática docente do professor de geografia, enfatizando seu papel ético e estético na formação crítica de seus alunos. A geografia como uma ciência questionadora da realidade vigente e de outrora, busca uma constante renovação epistemológica, capaz de contemplar suas expectativas ideológicas revolucionárias.Keywords
Policy Proposal for Free Access Journals
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and The citation of published work (See The Effect of Free Access).