A obra pedagogia da autonomia de Paulo Freire e a prática docente na geografia: contribuições para o pensamento geográfico)
Resumo
O artigo propõe um exame sobre as contribuições do educador brasileiro Paulo Freire diante da prática docente em Geografia. Para tanto, analisa passo a passo a obra Pedagogia da Autonomia se utilizando dos temas de seus capítulos e remetendo-os numa perspectiva geográfica a partir de uma abordagem teórico-metodológica que didaticamente auxiliará o ensino do professor de geografia em sala de aula. Desse modo, este artigo consiste numa tentativa de fazer uma reflexão teórico-metodológica da prática docente do professor de geografia, enfatizando seu papel ético e estético na formação crítica de seus alunos. A geografia como uma ciência questionadora da realidade vigente e de outrora, busca uma constante renovação epistemológica, capaz de contemplar suas expectativas ideológicas revolucionárias.Palavras-chave
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

















