A observação como prática pedagógica no ensino de geografia

  • Nubelia Moreira da SILVA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN
  • Raimundo Freitas ARAGÃO UFC

Resumo

Este artigo discute a importância da observação como prática pedagógica no ensino de Geografia, visto que o ato de observar constitui ação fundamental para análise e compreensão das relações que os sujeitos sociais estabelecem entre si e com o meio em que vivem. Para tanto, recorre-se a levantamento bibliográfico, a fim de embasar a importância da observação na análise e na compreensão das relações socioespaciais. Tomando como referencial empírico as práticas cotidianas de sala de aula em turmas do Ensino Fundamental I, defende-se que a observação é um poderoso instrumento metodológico para ensinar/aprender Geografia, validando a ideia de que o ato de olhar também revela o que está além do visível. 

Biografia do Autor

Raimundo Freitas ARAGÃO, UFC
Doutor em Geografia - UFC
Publicado
31/12/2012
Como Citar
SILVA, Nubelia Moreira da; ARAGÃO, Raimundo Freitas. A observação como prática pedagógica no ensino de geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 3, n. 6, p. 50-59, dez. 2012. ISSN 2178-0463. Disponível em: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/174>. Acesso em: 03 jul. 2024.
Seção
ESTUDOS EDUCATIVOS

Palavras-chave

Ensino de Geografia; Metodologia; Observação.