Geotecnologias como metodologias aplicadas ao ensino de geografia: uma tentativa de integração

  • Ponciana Freire de AGUIAR Universidade Federal do Ceará

Abstract

Esse trabalho representa uma tentativa de integração do processo ensino-aprendizagem de geografia utilizando geotecnologias por professores da escola E. E. F. M. Hermino Barroso em Fortaleza, no intuito de estimular o aprendizado dos alunos de ensino fundamental e médio. Os objetivos abordar as tendências e o contexto ensino-apredizagem na geografia e o uso de geotecnologias; apresentar metodologias de análise utilizando geotecnologias no ensino de Geografia; avaliar a tentativa de implantação do projeto de pesquisa de integração entre o ensino de geografia e o uso de geotecnologias na escola, em andamento; e propor caminhos para o ensino-aprendizagem na geografia utilizando geotecnologias, nos níveis fundamental e médio. O primeiro passo para a tentativa de integração do processo ensino-aprendizagem de geografia utilizando geotecnologias já foi dado com a realização das entrevistas, avaliação e aprovação da escola para a realização do projeto.

Author Biography

Ponciana Freire de AGUIAR, Universidade Federal do Ceará
Departamento de Geografia, Área de Geografia Física
Published
27/02/2014
How to Cite
AGUIAR, Ponciana Freire de. Geotecnologias como metodologias aplicadas ao ensino de geografia: uma tentativa de integração. Geosaberes, Fortaleza, v. 4, n. 8, p. 54-66, feb. 2014. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/184>. Date accessed: 06 oct. 2022.
Section
ESTUDOS EDUCATIVOS

Keywords

Ensino de Geografia; Educação; Geotecnologia