Ferramentas aplicadas no ensino de cartografia: o atlas geográfico digital, o webgis e os jogos digitais interativos

  • Christian Nunes DA SILVA Universidade Federal do Pará

Abstract

O presente artigo tem como objetivo analisar e discutir sobre alguns Objetos de Aprendizagem (atlas geográfico digital, webgis e jogos digitais Interativos) (CASTELLAR; SACRAMENTO; MUNHOZ, 2011) que podem ser utilizados por educadores em sala de aula, como recurso no processo de ensino-aprendizado de cartografia, nos ensinos fundamental e médio. Essa discussão surgiu a partir da análise realizada por alunos da graduação do curso de Geografia da UFPA, durante a disciplina Introdução ao Ensino de Cartografia, nos anos de 2011 e 2012, onde foi observado que essas ferramentas ainda não são utilizadas em todo seu potencial pelos educadores de Geografia. Nesse sentido, propõem-se uma breve discussão, a partir da análise de alguns exemplos selecionados, sobre como essas tecnologias podem tornar-se recursos de fundamental importância para o ensino de Cartografia e Geografia, e como devem ser utilizados e aplicados em sala de aula pelos educadores de forma crítica, permitindo aos alunos uma aprendizagem adequada do espaço geográfico.

Author Biography

Christian Nunes DA SILVA, Universidade Federal do Pará
Professor da Faculdade de Geografia e Cartografia da Universidade Federal do Pará (FGC/UFPA) e do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO/UFPA). Coordenador do Laboratório de Análise da Informação Geográfica (LAIG/FGC/UFPA). Pesquisador do GAPTA/UFPA.
Published
19/07/2013
How to Cite
DA SILVA, Christian Nunes. Ferramentas aplicadas no ensino de cartografia: o atlas geográfico digital, o webgis e os jogos digitais interativos. Geosaberes, Fortaleza, v. 4, n. 7, p. 50-60, july 2013. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/196>. Date accessed: 18 apr. 2024.
Section
ESTUDOS EDUCATIVOS

Keywords

Objetos de Aprendizagem, Ensino de Cartografia, Processo de Ensino-Aprendizagem.