Ensinar Fortaleza: possibilidades de práticas pedagógicas ambientais na abordagem de conteúdos do ensino fundamental II
Abstract
Diversas são as possibilidades de abordagens em sala de aula dos conteúdos didáticos de Geografia baseados na realidade socioespacial na qual determinada comunidade escolar está inserida. Este artigo é o relato dos resultados da aplicação de práticas pedagógicas em uma unidade de educação da rede pública municipal de ensino de Fortaleza-CE. Tais experiências surgiram da necessidade recorrente entre os professores de Geografia de "adaptar" ao cotidiano escolar os textos, as imagens e as exemplificações trazidas pelos livros didáticos os quais, muitas vezes, pouco ou nada dizem respeito ao contexto socioespacial do qual seus discentes fazem parte. O objetivo foi promover uma aprendizagem significativa e emancipatória, na qual os conteúdos a serem lecionados estivessem conectados com o espaço vivido, possibilitando o surgimento de sujeitos críticos e autores dos destinos de uma sociedade. Como resultado, despertou-se a motivação entre os estudantes com relação aos conteúdos, já que o abordado passou a ser o espaço cotidiano; promoveu-se a interdisciplinaridade entre os conteúdos; retirou-se do livro didático a condição de referência principal do processo de ensino e aprendizagem descartando-se,assim, a memorização, fato que ainda é uma das características mais marcantes das aulas de Geografia na atualidade.Keywords
Policy Proposal for Free Access Journals
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and The citation of published work (See The Effect of Free Access).