Reflexões sobre o ensino de geografia: educação patrimonial no Mucuripe, Fortaleza, CE, e a cartilha dos saberes coletivos

  • Lucas Bezerra GONDIM Universidade Federal do Ceará

Abstract

Este trabalho é fruto de uma pesquisa de monitoria de projeto na graduação, denominado Escolas em Festa: a construção de cartilhas temáticas nas experiências de estágio supervisionado de Geografia, realizada no Laboratório de Estudos Geo-educacionais (LEGE), do Departamento de Geografia na Universidade Federal do Ceará (UFC). O objetivo principal da atividade consistiu em promover uma base documental (didática) para iniciativas de educação patrimonial, no Mucuripe, bairro da cidade de Fortaleza. Com o auxílio de um banco de dados, elaborado sobre as manifestações populares que ocorrem no Ceará e sua dimensão territorial, pudemos observar alguns pontos onde os festejos obtinham maior destaque e avaliar sua proximidade com escolas da rede pública do município ou do estado. Após esta verificação da festa em seus detalhes e contexto urbano e cultural, constatou-se a representatividade patrimonial do evento, justificando o registro da Festa como a primeira manifestação do patrimônio imaterial da cidade.

Author Biography

Lucas Bezerra GONDIM, Universidade Federal do Ceará

Licenciando em Geografia – Universidade Federal do Ceará (UFC) 

How to Cite
GONDIM, Lucas Bezerra. Reflexões sobre o ensino de geografia: educação patrimonial no Mucuripe, Fortaleza, CE, e a cartilha dos saberes coletivos. Geosaberes, Fortaleza, v. 3, n. 6, p. 115-122, july 2012. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/204>. Date accessed: 03 oct. 2022.
Section
ESTUDOS EDUCATIVOS

Keywords

Ensino de Geografia; Educação Patrimonial; Mucuripe