Novas proposições metodológicas para o ensino de geografia: relatos de experiências no estágio supervisionado

  • Paulo Adriano Santos SILVA Universidade Federal de Sergipe

Abstract

O referido artigo foi desenvolvido a partir dos resultados obtidos com a iniciação da prática de ensino na Escola Municipal Lauro Rocha de Andrade, realizada na disciplina Estágio Supervisionado em Prática do Ensino em Geografia I. Apresentamos como objetivo refletir sobre a geografia escolar destacando a importância da inserção de novas metodologias, no sentido de estimular a participação dos discentes no processo de ensino/aprendizagem. Inicialmente, realizamos um levantamento bibliográfico referente à temática do ensino de geografia, seguido pelo diagnóstico escolar; a seguir, procedemos à observação da regência e à realização de oficinas pedagógicas com alunos do 5º ano do ensino fundamental, nas quais foram abordados temas alusivos à representação cartográfica e localização geográfica temática essencial para a formação dos discentes na educação básica. 

Author Biography

Paulo Adriano Santos SILVA, Universidade Federal de Sergipe
Departaento de Geografia da Universidade Federal de Sergipe
Published
24/02/2014
How to Cite
SILVA, Paulo Adriano Santos. Novas proposições metodológicas para o ensino de geografia: relatos de experiências no estágio supervisionado. Geosaberes, Fortaleza, v. 4, n. 8, p. 3-13, feb. 2014. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/206>. Date accessed: 06 oct. 2022.
Section
ESTUDOS EDUCATIVOS

Keywords

Ensino de Geografia, Representação Cartográfica e Oficinas Pedagógicas.