Novas proposições metodológicas para o ensino de geografia: relatos de experiências no estágio supervisionado
Abstract
O referido artigo foi desenvolvido a partir dos resultados obtidos com a iniciação da prática de ensino na Escola Municipal Lauro Rocha de Andrade, realizada na disciplina Estágio Supervisionado em Prática do Ensino em Geografia I. Apresentamos como objetivo refletir sobre a geografia escolar destacando a importância da inserção de novas metodologias, no sentido de estimular a participação dos discentes no processo de ensino/aprendizagem. Inicialmente, realizamos um levantamento bibliográfico referente à temática do ensino de geografia, seguido pelo diagnóstico escolar; a seguir, procedemos à observação da regência e à realização de oficinas pedagógicas com alunos do 5º ano do ensino fundamental, nas quais foram abordados temas alusivos à representação cartográfica e localização geográfica temática essencial para a formação dos discentes na educação básica.
Keywords
Policy Proposal for Free Access Journals
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and The citation of published work (See The Effect of Free Access).