O papel das redes sociais na greve dos professores do estado do Ceará em 2011

  • Bruno Ferreira SOARES SEDUC-CE
  • Cibele Nunes RODRIGUES Universidade Regional do Cariri

Abstract

RESUMO:

A greve dos professores do Estado do Ceará iniciada em agosto de 2011 é fruto de um processo jurídico e político que tem origem em 2006 com uma Emenda Constitucional que instituiu o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB, garantindo a classe, entre outras coisas, um piso salarial nacional, sendo regulamentado pela Lei 11.738/2008, questionada no Supremo Tribunal Federal que reconheceu em 2011 sua constitucionalidade. O presente ensaio se propõe a analisar o papel das redes sociais na referida greve, refletindo sobre a relação entre os movimentos sociais e o uso da tecnologia ao longo da história, utilizando Milton Santos (2008) para analisar o progresso das ciências e das técnicas, além da noção de geografia das redes (SANTOS, 2009); discutindo o conceito de sociedade em rede de Emanuel Castell (2005) e a ideia de Nobert Elias (1994) de que vivemos em rede. A metodologia utilizada consiste na análise qualitativa de documentos, que vai além do estudo do material disponível na internet, tanto em sites como em softwares sociais, sendo uma reflexão das relações estabelecidas entre os dados e as pessoas envolvidas.

Palavras Chaves: Greve; Tecnologia; Movimentos Sociais e Redes Sociais.

ABSTRACT:

A teachers' strike in the state of Ceará began in August of 2011 is the result of a legal and political that originated in 2006 with a constitutional amendment, which established the Fund for the Maintenance and Development of Education basic and Enhancement of Education Professionals - FUNDEB, ensuring the class, among other things, a national minimum wage, and regulated by Law 11.738/2008, asked the Supreme Court (Supremo Tribunal Federal) which recognized its constitutionality in 2011. This essay is to analyze the role of social networks in that strike, reflecting on the relationship between social movements and the use of technology throughout history, using Milton Santos (2008) to analyze the progress of science and technology, in addition to notion of geography networks (SANTOS, 2009), discussing the concept of network society Castell Emanuel (2005) and the idea of ​​Nobert Elias (1994) that we live in a network. The methodology consists in the qualitative analysis of documents, which goes beyond the study of the material available on the internet, both on websites and in social software, being a reflection of the relationship between the data and the people involved.

Key Words: Strike; Technology; Social Movements and Social Networking.

 

RESUMEN:

Una huelga de los maestros en el estado de Ceará se inició en agosto de 2011 es el resultado de un proceso jurídico y político que tiene su origen en el año 2006 con una enmienda constitucional que establece el Fondo de Mantenimiento y Desarrollo de la Educación Básica y Valorización de los Profesionales de la Educación - FUNDEB asegurando la clase, entre otras cosas, un salario mínimo nacional, siendo regulada por la Ley 11.738/2008, cuestionado en el Tribunal Supremo reconoció que en 2011 su constitucionalidad. Este trabajo tiene como objetivo analizar el papel de las redes sociales en las que la huelga, al reflexionar sobre la relación entre los movimientos sociales y el uso de la tecnología a lo largo de la historia, con Milton Santos (2008) para analizar el progreso de la ciencia y la tecnología, además de la noción de redes geografía (SANTOS, 2009), discutiendo el concepto de red de la sociedad Castell Emanuel (2005) y la idea de Norbert Elias (1994) de que vivimos en una red. La metodología consiste en el análisis cualitativo de los documentos, que va más allá del estudio del material disponible en Internet, tanto en sitios web y en software social, siendo un reflejo de la relación entre los datos y las personas involucradas.

Palabras clave: Huelga, Tecnología, Movimientos sociales y redes sociales.

 

 

Author Biography

Bruno Ferreira SOARES, SEDUC-CE
Graduação em Geografia pela Universidade Regional do Cariri (2004). Atualmente é professor - ESTADO DO CEARA. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana. Especialista em Geografia e Meio Ambiente pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e em Geopolítica e História pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP).Membro do Grupo de Pesquisa: Prática de Ensino e Produção Urbana no Cariri, pela Universidade Regional do Cariri (URCA).
Published
19/07/2013
How to Cite
SOARES, Bruno Ferreira; RODRIGUES, Cibele Nunes. O papel das redes sociais na greve dos professores do estado do Ceará em 2011. Geosaberes, Fortaleza, v. 4, n. 7, p. 72-85, july 2013. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/211>. Date accessed: 27 feb. 2021.
Section
REFLEXÕES PATRIMONIAIS

Keywords

Greve; Tecnologia; Movimentos Sociais.