Considerações sobre o conceito de paisagem e a aula de campo na Praça do Ferreira, Fortaleza, Ceará

  • Bruno Rodrigues da SILVEIRA Universidade Federal do Ceará
  • Rachel Vieira de ARAÚJO Universidade Federal do Ceará

Abstract

Este trabalho tem o objetivo de compreender as diversas maneiras de abordar o conceito de paisagem no ensino de Geografia e a aula de campo como ferramenta fundamental para a abordagem do conteúdo geográfico na relação aluno e professor. O centro de Fortaleza representa a história do povo e o foco do trabalho será para a Praça do Ferreira, espaço que nos permite vislumbrar diversas paisagens a partir de seus prédios que datam de diferentes épocas tornando possível a partir disso a compreensão das transformações ocorridas na paisagem da cidade ao longo do tempo e do espaço. Com isso, o professor pode apontar as diversas formas de paisagem levando os alunos a refletir e discutir problematizando um espaço que muitas vezes eles conhecem e identificam somente a partir das relações comerciais sem observar a paisagem e a sua Geografia. Contudo, o conceito de paisagem trabalhado a partir de aulas de campo torna-se mais palpável, permitindo ampliar o horizonte dos alunos a partir do momento que eles têm a possibilidade de vê-lo e vivenciá-lo de maneira real no dia-a-dia no centro de Fortaleza sentindo-se um ser transformador da cidade.

Published
19/07/2013
How to Cite
SILVEIRA, Bruno Rodrigues da; ARAÚJO, Rachel Vieira de. Considerações sobre o conceito de paisagem e a aula de campo na Praça do Ferreira, Fortaleza, Ceará. Geosaberes, Fortaleza, v. 4, n. 7, p. 61-71, july 2013. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/214>. Date accessed: 22 nov. 2024.
Section
ESTUDOS EDUCATIVOS

Keywords

Educação; Paisagem; Praça do Ferreira; Ensino de Geografia.