Valorização do estudo do lugar a partir do atlas geoambiental de São Pedro do Sul, RS
Abstract
A Geografia cada vez mais assume um papel de destaque na formação escolar, sendo esta muitas vezes, o elo entre o que o aluno vivencia no seu cotidiano e o que este aprende dentro da sala de aula, tornando- se a janela pela qual o educando passa a observar o mundo a partir do que aprende em classe e começa a refletir sobre a relação entre o que este presencia no seu dia a dia e os conteúdos trabalhados pelo professor. Neste sentido, trabalhar com a escala local, ou seja, o lugar percebido e vivenciado pelo educando é fundamental, pois permite despertar no aluno significâncias entre o que se constrói em sala de aula e o seu espaço cotidiano, tornando-se uma ferramenta didático-pedagógica de grande potencial e base para entendimento de dinâmicas que acontecem em outros espaços e escalas. Diante disto a elaboração do Atlas Geoambiental de São Pedro do Sul e discussão com a comunidade escolar visou atender estas necessidades de estudo local, construir um arcabouço de informações geográficas, turísticas e históricas, aliando outras formas de comunicação como fotografias, tabelas e textos além dos mapas, somado a introdução de discussões ligadas a dinâmica ambiental, um tema transversal de suma importância, que remete a cartografia geoambiental.
Keywords
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