Estágio curricular supervisionado em geografia III: reflexões de experiências vivenciadas na E.E.F.M. Joaquim Alves, Fortaleza

  • Jacilane Bezerra DA SILVA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Rosiane Muniz CABRAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Iana Bárbara Oliveira Viana LIMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Abstract

O presente trabalho aborda as experiências e reflexões adquiridas a partir da realização do Estágio Curricular Supervisionado em Geografia III na E.E.F.M. Joaquim Alves. Para isso, tratamos de temas que circundam a realidade do estudante e futuro professor de Geografia, tais como: a realidade do ensino fundamental, o ensino de Geografia e o contexto social dos alunos, os desafios profissionais para o futuro e a utilização de recursos didáticos. Este trabalho tem como objetivo apresentar os momentos de Estágio, embasados no debate de questões referentes ao processo de ensino e aprendizagem e na importância da utilização de textos jornalísticos- literários como recursos didáticos alternativos. O desenvolvimento desta pesquisa ocorreu na referida unidade de ensino com as turmas do 6º ano A e B por um período de dois meses, compostos por momentos de observação, participação e regência. A experiência do Estágio III contribuiu para nosso aperfeiçoamento como profissionais docentes a partir das vivências em sala de aula, do mesmo modo que a utilização do recurso didático jornalístico colaborou para uma aprendizagem mais contextualizada dos conteúdos geográficos pelos estudantes.  

Author Biographies

Jacilane Bezerra DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Departamento de Geografia

Geografia

Rosiane Muniz CABRAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

GEOGRAFIA

Iana Bárbara Oliveira Viana LIMA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

GEOGRAFIA

Published
02/07/2014
How to Cite
DA SILVA, Jacilane Bezerra; CABRAL, Rosiane Muniz; LIMA, Iana Bárbara Oliveira Viana. Estágio curricular supervisionado em geografia III: reflexões de experiências vivenciadas na E.E.F.M. Joaquim Alves, Fortaleza. Geosaberes, Fortaleza, v. 5, n. 9, p. 3-12, july 2014. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/228>. Date accessed: 20 apr. 2024.
Section
ESTUDOS EDUCATIVOS

Keywords

Estágio Supervisionado em Geografia III; Ensino de Geografia; Recurso jornalístico.