Informática na educação: ensaio teórico e formas de utilização

  • Nelio Paulo Sartini DUTRA JÚNIOR
  • Mariane Maria Moraes Vilele FRANCO
  • Gerusa Gonçalves MOURA

Abstract

Este trabalho tem por objetivo apresentar o recurso didático conhecido como informática, apresentando sua definição e origem na educação nacional. Do mesmo modo, objetiva-se também mostrar o que não pode ser feito com este recurso, como ainda as possíveis formas de utilização deste no processo educativo, utilizando para isto dois exemplos: o primeiro é um jogo criado pelos próprios autores; e no segundo é utilizado um processador de texto. Para tanto, primeiramente realizou- se uma pesquisa bibliográfica sobre as temáticas abordadas. Em seguida, baseando-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Geografia, os autores escolheram um tema e ano escolar fictício para exemplificar uma possível metodologia de aula. Posteriormente, foi criado um jogo com o software RPG Maker, e uma metodologia utilizando um processador de texto, ambos para servirem de exemplos. Logo depois, o texto foi redigido. Como resultados preliminares, pode-se auferir que os jogos didáticos podem ser utilizados eficazmente como recurso didático na sala de aula.

Published
02/07/2014
How to Cite
DUTRA JÚNIOR, Nelio Paulo Sartini; FRANCO, Mariane Maria Moraes Vilele; MOURA, Gerusa Gonçalves. Informática na educação: ensaio teórico e formas de utilização. Geosaberes, Fortaleza, v. 5, n. 9, p. 26-38, july 2014. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/236>. Date accessed: 02 oct. 2022.
Section
ESTUDOS EDUCATIVOS

Keywords

Informática; Recurso didático; Jogos; Geografia