O estágio-docência em geografia e leitura das redes que configuram a paisagem urbana contemporânea
Abstract
O presente trabalho discute a importância da construção de conceitos geográficos na formação docente em Geografia no âmbito do estágio supervisionado, em particular, os conceitos de rede e de paisagem urbana contemporânea. Desta feita, partindo do reconhecimento das lacunas teórico-metodológicas dos projetos de intervenção no espaço escolar quando descartam a analise do contexto urbano, convertendo-se em mera aplicação de técnicas ou reprodução de metodologias engessadas sugere a leitura da paisagem do entorno escolas campo de estágio a partir das espacialidades contemporâneas pela relação ensino-pesquisa, teoria-pratica. Esse exercício favorece a formação crítico-reflexiva do licenciado no contexto da cidadania podendo estimular uma futura atuação profissional sintonizada com as mudanças globais e repercussões locais.
Keywords
Policy Proposal for Free Access Journals
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and The citation of published work (See The Effect of Free Access).