O estágio-docência em geografia e leitura das redes que configuram a paisagem urbana contemporânea

  • Marlene Macario OLIVEIRA Universidade Estadual da Paraiba

Abstract

O presente trabalho discute a importância da construção de conceitos geográficos na formação docente em Geografia no âmbito do estágio supervisionado, em particular, os conceitos de rede e de paisagem urbana contemporânea. Desta feita, partindo do reconhecimento das lacunas teórico-metodológicas dos projetos de intervenção no espaço escolar quando descartam a analise do contexto urbano, convertendo-se em mera aplicação de técnicas ou reprodução de metodologias engessadas sugere a leitura da paisagem do entorno escolas campo de estágio a partir das espacialidades contemporâneas pela relação ensino-pesquisa, teoria-pratica. Esse exercício favorece a formação crítico-reflexiva do licenciado no contexto da cidadania podendo estimular uma futura atuação profissional sintonizada com as mudanças globais e repercussões locais.

Author Biography

Marlene Macario OLIVEIRA, Universidade Estadual da Paraiba
Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Paraiba.
Published
02/07/2014
How to Cite
OLIVEIRA, Marlene Macario. O estágio-docência em geografia e leitura das redes que configuram a paisagem urbana contemporânea. Geosaberes, Fortaleza, v. 5, n. 9, p. 39-51, july 2014. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/241>. Date accessed: 20 apr. 2024.
Section
ESTUDOS EDUCATIVOS

Keywords

Geografia das redes. Paisagem urbana contemporânea. Estagio Supervisionado. Relação Ensino-Pesquisa.