Práticas e encaminhamentos de estudo na sala de aula: exemplos das aulas de geografia em um colégio do campo

  • Daniel Cirilo AUGUSTO Universidade Estadual de Maringá
  • Márcia da SILVA Universidade Estadual do Centro-Oeste

Abstract

Este trabalho tem como objetivo, apresentar alguns pressupostos teóricos e práticos realizados durante uma intervenção em sala de aula. Discorrer-se-á sobre as especificidades da Geografia como conhecimento dirigido para efetivar a “quebra” de percepções negativas acerca do campo. Esta realização se deu através da observação do cotidiano de uma turma de 7º ano do Colégio Estadual do Campo Faxinal da Boa Vista, localizado na área rural de Turvo-PR. A preocupação central deste trabalho concentra-se, na percepção que os discentes possuem acerca da diferenciação entre campo e cidade. 

Author Biographies

Daniel Cirilo AUGUSTO, Universidade Estadual de Maringá
Graduado e Mestre em Geografia. Atualmente doutorando em Geografia pela UEM.
Márcia da SILVA, Universidade Estadual do Centro-Oeste
Doutora em Geografia pela UNESP/PP. Professora do departamento de Geografia da UNICENTRO-Guarapuava-PR
Published
06/12/2014
How to Cite
AUGUSTO, Daniel Cirilo; SILVA, Márcia da. Práticas e encaminhamentos de estudo na sala de aula: exemplos das aulas de geografia em um colégio do campo. Geosaberes, Fortaleza, v. 5, n. 10, p. 67-76, dec. 2014. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/262>. Date accessed: 06 oct. 2022.
Section
ESTUDOS EDUCATIVOS

Keywords

Educação do campo. Geografia. Percepção de campo e cidade. Práticas educativas.