Cartografia escolar no ensino fundamental: a alfabetização cartográfica mediada por oficinas pedagógicas
Abstract
A presente pesquisa constou no desenvolvimento de oficinas pedagógicas executadas com alunos do 6° e do 7° Ano do Ensino Fundamental, no município de Santa Maria, RS. As oficinas abordaram conceitos e atividades relacionados a temas como: noções de legenda e escala, representações bidimensionais e tridimensionais, pontos de vista e alfabeto cartográfico. A partir do desenvolvimento das oficinas e aplicação de questionário aos alunos, os resultados apontaram que as noções de legenda, de escala e tipos de representações são as mais trabalhadas em sala de aula e que os alunos apresentaram maior conhecimento prévio. Constatou-se também, que cartas topográficas e fotografias aéreas são pouco utilizadas, como recursos didáticos nas aulas de Geografia, já os mapas são as representações de maior destaque. As oficinas tiveram grande êxito devido à participação e interesse dos educandos na busca do (re)conhecimento e compreensão de seu espaço de vivência, por meio das representações cartográficas.Keywords
Policy Proposal for Free Access Journals
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and The citation of published work (See The Effect of Free Access).