A geografia da população na escola: oficina com recursos didáticos diversificados
Abstract
O artigo apresenta uma proposta de ensino-aprendizagem da população, visando que esta deixe de ser tratada, na Geografia Escolar, como algo abstrato, quantitativo e dissociado da vida dos estudantes. O trabalho é resultado de atividades desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBIB/CAPES). Ele segue os preceitos metodológicos da pesquisa-ação através de uma revisão bibliográfica que foi problematizada na oficina realizada em uma escola pública do município de Sobral/CE. Nesta prática, dados da população local foram coletados na internet e correlacionados às tabelas e pirâmides da população mundial disponíveis nos livros didáticos. A partir de uma abordagem multiescalar que integrou recursos didáticos diversificados, a pesquisa comprovou que é possível trabalhar a Geografia da População de forma interessante e prazerosa e ainda fomentar várias estratégias de ensino-aprendizagem que despertem nos alunos a reflexão crítica sobre o lugar e o mundo.
Keywords
Policy Proposal for Free Access Journals
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and The citation of published work (See The Effect of Free Access).